
Neste sábado as opções de entretenimento gratuito incluem coisas tão díspares quanto oficina de jin shin jyutsu e palestra sobre a obra de Federico Fellini. Essas e várias outras atividades serão sediadas pelo Espaço Excêntrico Mauro Zanatta, das 9 às 21 horas.
É a sétima edição do Conexões Urbanas, que agora ganhou gás com incentivo da Fundação Cultural. O projeto surgiu como um ponto de encontro entre artistas e para apresentar o espaço cultural, que reabriu com novo nome há cerca de um ano.
"Agora alcançou um contorno maior, descobrimos o potencial desse tipo de evento", contou Zanatta à Gazeta do Povo. "Queremos unir artistas e tudo que está relacionado ao desenvolvimento humano. Talvez estejamos fazendo a função de órgãos públicos, de permitir que as pessoas se encontrem e deem um retorno social de seu trabalho."
A ideia é permitir que pessoas de diferentes ramos apresentem seu ofício, aos pares e a interessados em geral. Desde que reabriu, o espaço sedia oficinas de várias áreas do conhecimento, além do tradicional curso de teatro.
Neste sábado as palestras serão À Luz de Fellini, com Antonio Cava, e Física Quântica, com Gabriel Guerrer curitibano que participou do projeto Cern de aceleração de partículas, que descobriu em 2014 a "partícula de Deus".
Haverá ainda várias oficinas, sendo três sobre a arte do palhaço, além de acrobacias, improviso, oratória e consciência corporal. A partir da fisiofilosofia oriental jin shin jyutsu, Maria do Rosário Quitério apresenta uma teoria relacionada à cura de dores.
Aproveitando o público de 200 pessoas esperado entre indas e vindas durante o dia, Zanatta estreia um novo trabalho de comédia e canto ao lado da atriz Lais Mann, a esquete O Avesso do Avesso, que fala sobre a inversão de papéis.
A noite será encerrada com show da banda Trombone de Frutas, única atividade paga da jornada.
Será possível participar de uma ou mais atividades e a inscrição pode ser feita no local.



