Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Arte

Dois paranaenses são indicados para prêmio brasileiro de crítica

Bad Religion: shows no Brasil em abril | Divulgação
Bad Religion: shows no Brasil em abril (Foto: Divulgação)

Os paranaenses Ennio Marques Ferreira e Adalice Maria de Araújo foram indicados nesta terça-feira (13) pela Associação Brasileira de Críticos de Arte para o prêmio ABCA 2006, voltado a críticos, artistas, profissionais e instituições que contribuíram para a cultura nacional durante o ano passado. A votação para eleger a vencedor de cada uma das 10 categorias da premiação ocorre entre fevereiro e março deste ano. O resultado será divulgado no dia 13 de março e a cerimônia será em abril, quando os vencedores receberão um troféu idealizado pelo escultor Nicolas Vlavianos.

Ennio Marques Ferreira está concorrendo ao prêmio Mário de Andrade, que condecora a trajetória de um crítico, filiado ou não à instituição. Ferreira publicou no início de 2006 o livro "40 Anos de Amistoso Envolvimento com a Arte", uma coletânea de textos de sua autoria sobre artistas brasileiros e paranaenses. "Estou muito honrado com a indicação, ainda mais por não ter uma produção tão constante. É meu primeiro e único livro", comenta.

Já Adalice Maria de Araújo concorre com o primeiro volume do "Dicionário das Artes Plásticas no Paraná" ao prêmio Gonzaga Duque, voltado às publicações. O livro reúne uma síntese da história da arte no estado até os anos 80 e apresenta os primeiros verbetes sobre artistas e obras do Paraná.

O prêmio conta ainda com mais dois concorrentes da região sul do Brasil, ambos do Rio Grande do Sul. Mônica Zielinsky concorre ao prêmio Gonzaga Duque com a publicação "Iberê Camargo, Catálogo Raisonné, Volume 1 | Gravura", da editora Cosac Naify. Já o Santander Cultural concorre ao Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade, concedido a uma instituição cultural por sua programação.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.