
Historiadores, jornalistas e romancistas não se cansam de revisitar a história do Brasil Império em parte pela grandiosidade da epopeia que trouxe a família real portuguesa a uma de suas mais exóticas colônias, em parte pela profusão de situações e personagens caricatos na corte e fora dela. Poucos romances sobre esse assunto, entretanto, ganharam o mundo e leitores que pouco ou nada sabem sobre o Brasil. Não se pode dizê-lo do novo livro do escritor espanhol Javier Moro, O Império É Você, lançado pela editora Planeta. O best seller, publicado em dezenas de países, segundo o autor, é uma "história romanceada", ou seja, situações reais que ganham dramaticidade e lirismo em seus detalhes.
Moro, que estará hoje na primeira edição de 2012 do projeto Sempre Um Papo, no Teatro Regina Vogue, diz ter uma paixão pelo Brasil: "Morei aqui por dois anos, quando pesquisei a história do Chico Mendes [para compor o livro Caminhos da Liberdade A Busca Pela Selva, publicado aqui no ano passado], e percebi que nunca li um romance sobre essa história do Brasil que tivesse a épica que ela exige".
Com a proposta de "contar por fora o que os historiadores contam por dentro", nas palavras do autor, Moro foca o livro, sobretudo, na figura de Dom Pedro I, que fascinou o autor por suas contradições e peculiaridades. "É impressionante como um personagem tão excêntrico, mulherengo, incapaz de controlar suas paixões, teve ao mesmo tempo forças para dar o grito do Ipiranga, que não só rompia com Portugal, mas também com parte de si mesmo", conta. Entretanto, o autor afirma que não se trata de um relato biográfico do primeiro imperador do Brasil. "A história foca em outros personagens igualmente inusitados, como Dom João VI, que vivia sujo e se fazia de bobo, quando era muito mais inteligente que a maioria, e Carlota Joaquina, sob cuja ótica vemos boa parte da história e que acrescenta o lado espanhol que tanto interessa aos leitores da Espanha", explica o escritor.
E os espanhóis realmente se interessaram. Com 400 mil cópias vendidas na terra natal, o livro foi agraciado com o Prêmio Planeta, que confere ao autor a inacreditável quantia de 600 mil euros valor que só fica atrás do Nobel de literatura. O sucesso do livro também chegou à América Latina. "As pessoas dos outros países não conhecem tanto a história do Brasil, e me mandaram e-mails dizendo que conhecendo os reis e imperadores brasileiros entendem porque o país hoje é uma grande potência", diz.
Polêmica
Nem tudo são flores no lançamento de O Império É Você. Se na Espanha e na América Latina o livro teve um sucesso estrondoso, sua chegada ao Brasil veio acompanhada de diversas críticas de autores que estudaram o mesmo assunto. Em entrevista ao jornal Diário do Nordeste, o jornalista Laurentino Gomes declarou que a obra de Moro é um copidesque de outros livros já publicados sobre Dom Pedro I e que o escritor "adiciona à história estereótipos e lugares-comuns que nós, brasileiros, tanto nos empenhamos em evitar".
Na mesma reportagem, a escritora Iza Salles, autora de O Coração do Rei que também conta a história do imperador aponta inconsistências no relato de Moro, como a passagem que conta que Pedro I se casou com sua primeira paixão, a bailarina francesa Noémie Thierry, seguindo ritos africanos e morando num casebre ao pé do Corcovado, algo impensável, segundo a autora. "Quando escrevi meu romance, eu me permiti criar uma cena que nunca existiu: no dia em que Antônio, o primogênito de Dom João VI, morre, uma ama de leite de Dom Pedro I olha para ele fixamente e diz que ele será o próximo rei. Javier reconta isso como se fosse um fato histórico, sem alertar o leitor sobre a origem da informação", acusou a escritora.
O espanhol, que declarou ter feito sua pesquisa com base em registros históricos tanto em Lisboa e Queluz quanto no Rio de Janeiro e São Paulo visitando inclusive as cartas inéditas de Dom Pedro da coleção do bibliófilo Pedro Corrêa do Lago diz que não há momentos de ficção no livro. "O que dizem estar incorreto é muito subjetivo, pois está condicionado à opinião dessas pessoas. Os livros do Laurentino Gomes [1808 e 1822] foram sucesso no Brasil, mas eu quis fazer um livro que chegasse aos leitores de todo o mundo, e ele foi bem-recebido onde chegou", afirma com convicção, defendendo-se das acusações.
Serviço:
O Império É Você, de Javier Moro. Tradução de Clene Salles. Planeta, 496 págs., R$ 49,90. Sempre Um Papo, com Javier Moro. Espaço Teatro Regina Vogue (Shopping Estação Av. Sete de Setembro, 2.775, piso 2), (41) 2101-8293. Dia 21, às 19h30. Entrada franca.





