• Carregando...

Que saudades de antigos carnavais, quando era o humor das marchinhas que embalava as noites de festa – e não algum desses funks das cachorras. E nem é preciso ser folião para deixar fruir as quase duas horas de show em que Soraya Ravenle, Eduardo Dussek, Sabrina Korgut, Juliana Diniz, Alfredo Del-Penho e Pedro Paulo Malta apresentam as saudosas marchinhas cariocas em Sassaricando, apresentado segunda-feira e ontem no Festival de Teatro de Curitiba. "Show" porque, entre o canto e a atuação, é pelo primeiro que o musical se destaca. E a grande dama em cena é Soraya Ravenle, no domínio de cada nuance da voz.

No primeiro ato, sente-se a falta da movimentação e interpretação dos atores. O gestual dos seis é mímico e posado, grande parte do tempo cantam com os corpos parados. O segundo ato, porém, é redentor. Quebras rítmicas trazidas pelos novos arranjos para algumas marchinhas (mérito do diretor musical Luís Filipe de Lima), como o cantar lento e compassado de "Sassaricando" e a declamação desanimada dos versos de "Alá-lá-ô" que culmina em uma dança com guarda-chuvas, reavivam as canções e a atenção da platéia. Marchinhas mais conhecidas, como "Mamãe Eu Quero" e "Cachaça não É Água" são recebidas com coro e aplausos.

Brincadeiras com as letras proporcionam os momentos mais interessantes do espetáculo, quando Soraya e Dussek chegam "bêbados" ou Juliana Diniz explica que não se pode acreditar em tudo que as marchinhas dizem, para cantar "História do Brasil" (dos versos "Quem foi que inventou o Brasil? Foi Seu Cabral, no dia 22 de abril"). As atuações de Sabrina Korgut, Alfredo Del-Penho e Pedro Paulo Malta também crescem na segunda metade do musical.

Quando unem-se no palco a valorização do humor das letras, a composição de personagens e a abordagem mais inusitada das marchinhas, Sassaricando deixa ver todo o potencial das canções e do trabalho dos talentosos músicos, atores e diretores. A catarse é tanta que os espectadores das primeiras filas do Guairão levantam-se e formam um "trenzinho" em frente ao palco. O elenco desce e participa da festa. Ninguém duvida que é carnaval em Curitiba. GGGG

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]