Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Livro

Editora da UFPR lança livro inédito com relatos de Charles Darwin

A história da viagem do naturalista britânico, Charles Darwin, pelo Hemisfério Sul da Terra, ganhou uma versão em português, lançada pela Editora UFPR. O livro "O Diário do Beagle", referência ao nome do navio em que viajou, apresenta anotações feitas pelo jovem, durante o trajeto que teve início na Inglaterra em 4 de julho de 1831 e terminou cinco anos e 36 dias depois.

Pela primeira vez traduzido para o português na íntegra, "O Diário de Beagle" mostra Charles Darwin (1809 – 1882) se exercitando para escrever "A Origem das Espécies", quase duas décadas mais tarde, obra que apresenta a teoria da evolução. Darwin embarcou na viagem como geólogo representante da coroa britânica.

Entre os registros mais pitorescos, encontrados no livro lançado pela editora paranaense estão o encanto do autor pelo Haiti, a interação com os gaúchos da Patagônia e a passagem pelo Brasil. No dia 3 de julho de 1832, saindo do Rio de Janeiro, o cientista escreveu: "Acredito que os escravos sejam mais felizes do que esperavam ser ou do que as pessoas na Inglaterra pensam que eles sejam. Receio no entanto haver muitas e terríveis exceções. O principal traço de seu caráter parece ser um ânimo e uma alegria maravilhosos, uma boa natureza e um 'coração firme' misturados a um bom pouco de obstinação. Espero que chegue o dia em que eles garantam seus próprios direitos e esqueçam-se de vingar o que se lhes fez".

Antes da edição da UFPR havia somente seleções e trechos da obra disponíveis em livros. A idéia da publicação surgiu em 1988, quando o editor Luís Gonçales Bueno de Camargo procurou uma tradução em língua portuguesa e não encontrou. "O Diário do Beagle" (526 págs., R$ 55,00) tem tradução de Caetano Waldrigues Galindo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.