
Sucesso infantil da televisão e dos palcos, os Backyardigans se apresentam neste fim de semana no Teatro Positivo, em Curitiba, com o musical que já encantou milhares de crianças e adultos no Brasil. O espetáculo é uma representação fiel à série de televisão. No repertório, estão canções inéditas criadas especialmente para o teatro, além das já conhecidas pelo público como Pântano do Fedor.
Os personagens são dublados pelas mesmas vozes da TV e o figurino foi reproduzido em detalhes para que as crianças vejam os mesmos Backyardigans da produção original. Segundo a produtora Célia Rafael, as crianças são chamadas a participar da aventura. "Os personagens interagem com o público o tempo todo", contou. Na trama, os amigos Uniqua (formiga), Tasha (hipopótamo), Pablo (pingüim), Tyrone (alce) e Austin (canguru) terão que enviar uma mensagem secreta da rainha Tasha ao rei Austin em uma aventura com reis, rainhas, cavalheiros e grandes desafios.
Para cumprir a missão, terão que enfrentar o alce da neblina e atravessar o pântano mal-cheiroso. É nesse momento que os Backyardigans contam com a ajuda da platéia, pois, como na apresentação em Porto Alegre descobrem que somente os gritos das crianças podem consertar a ponte danificada.
O show, criado na Argentina e produzido no Brasil, conta com bailarinas argentinas que dão vida aos bonecos. A peça já esteve em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador e promete encantar Curitiba com muitos efeitos visuais e um cenário móvel que é trocado cinco vezes com o decorrer do espetáculo.
O programa foi criado em 2004 pelos estúdios de animação Nelvana, no Canadá e é hoje uma das maiores audiências do Discovery Kids. A animação em 3D estreou no Brasil em 2005 e conta a história de cinco vizinhos em idade pré-escolar que, usando somente a imaginação, vivem incríveis peripécias no próprio quintal.
Com coreografias e cerca de quatro músicas de diferentes estilos por episódio, Uniqua, Tasha, Pablo, Tyrone e Austin estimulam as crianças a exercitarem a criatividade e usarem a imaginação para participar de um mundo surpreendente onde tudo é possível. E o "backyard", quintal em inglês, é o lugar ideal para todas essas aventuras que vão de viagens ao Egito até missões no espaço.
Confira a entrevista na íntegra com a produtora Célia Rafael:
Como surgiu a idéia de adaptar a série para o teatro?
A série da televisão já é um grande sucesso e a idéia de adaptar para o teatro surgiu para trazer esse sonho lúdico das crianças para o palco. As crianças, ao assistirem à peça, vêem uma representação fiel da série de televisão.
Há quanto tempo o espetáculo está em cartaz?
A peça estreou em julho deste ano na Argentina e já esteve em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Vitória, Brasília, Salvador e agora em Curitiba.
Nas outras cidades a peça atraiu um grande público. O que esperar de Curitiba?
Com certeza Curitiba vai ficar encantada com o espetáculo.
Na TV, os cinco amigos imaginam incríveis aventuras no jardim com cerca de quatro músicas por episódio. A estrutura utilizada para a peça é a mesma? O que muda?
A estrutura é a mesma da televisão, inclusive existem músicas de alguns episódios, além de inéditas que foram criadas para o espetáculo.
Qual foi a maior dificuldade ao produzir o espetáculo?
A criação, por ser fiel à série da TV, não teve segredo. É uma criação perfeita e encantadora porque traz aos palcos tudo o que a criança vê na TV. Em relação ao figurino também é muito tranqüilo, a criança vai ver os Backyardigans da televisão.
O fato de ser uma adaptação de uma série de sucesso na televisão torna o desafio mais difícil, já que o público conhece os personagens e cria expectativas em torno da história?
É um desafio muito grande, mas a partir do momento que você consegue trazer para o palco tudo aquilo que a criança vê na televisão, esse desafio se torna encantador e muito gratificante.
Para você, a que se deve o sucesso dos Backyardigans tanto na TV quanto no palco no mundo todo?
Por ser um espetáculo lúdico "Os Backyardigans" leva a criança àquela infância de brincadeiras no quintal, a toda aquela imaginação e, com isso, muitas vezes as crianças vêem as cenas na TV e lembram do que elas brincam também, lembram do que elas fazem durante a infância. E no caso do teatro, foi trazido exatamente o que a série mostra na TV, esse encantamento das brincadeiras que mostram que a imaginação torna tudo possível no próprio quintal.
Os personagens interagem com as crianças durante o espetáculo?
Sim, interagem com o público o tempo todo. Com as crianças e com os pais.
E qual é a reação dos pais que acompanham os filhos ao teatro?
"Os Backyardigans" é um espetáculo que encanta tanto as crianças quanto seus pais. Os pais acompanham todas as músicas da peça. Eles cantam e interagem com os bonecos o tempo todo.
Como é trabalhar para o público infantil?
O público infantil é encantador porque responde a todas as expectativas que você leva para o palco.
Qual o segredo para prender a atenção das crianças e mantê-las animadas até o fim do espetáculo?
O espetáculo tem uma hora de duração com dez minutos de intervalo, mas como ele é completo e os personagens interagem com o público o todo o momento. A peça toda chama a atenção das crianças.
Qual é o enredo da peça? Que desafio o grupo de amigos enfrenta no espetáculo?
Os amigos vão ter que levar uma mensagem ao rei Austin, só que para isso terão que passar por vários desafios e o mais difícil deles é o pântano fedido. No decorrer do espetáculo todo, os efeitos especiais são lindos, inclusive os do pântano fedido.
Qual é a passagem que mais agrada as crianças?
Logo no início, quando tem a apresentação dos bonecos. Ocorre a chamada: "sejam bem-vindos ao nosso quintal". É encantador!
Como é o cenário da peça?
O cenário é todo móvel. E durante o espetáculo há cinco trocas.
O que as crianças podem aprender ao assistir à peça?
É um espetáculo educativo que traz vários ensinamentos, como ter respeito com as crianças e ser educado com os pais. Ensina também a usar a imaginação para brincar com o que tem no quintal, para a criança ter uma brincadeira saudável.
Existe a possibilidade de estender a temporada como aconteceu no Credicard Hall, em São Paulo?
Provavelmente, não. É provável que seja somente esse fim de semana.
Depois de Curitiba, o grupo irá se apresentar em outra cidade brasileira?
Ainda não há previsão para as próximas apresentações.




