
Los Angeles A tv Norte americana rendeu uma última homenagem à série Família Soprano, durante a entrega dos Prêmios Emmy no domingo, e despediu-se do clã mafioso concedendo ao seriado o prestigioso Emmy de melhor drama, numa noite que, com essa exceção, foi repleta de surpresas.
O evento transmitido pela TV ganhou tom político e uma certa carga emocional quando a veterana Sally Field subiu ao palco para receber o inesperado prêmio de melhor atriz num drama por Brothers & Sisters, da ABC, em que faz uma mãe cujo filho vai para a Guerra do Iraque. O seriado estréia no Brasil dia 3 de outubro, às 20 horas, no Universal Channel.
"Tenho orgulho de ser uma dessas mulheres. E, falemos a verdade: se as mães governassem o mundo, não haveria as malditas guerras, para início de conversa", disse Field, entre aplausos, em declaração que foi parcialmente cortada na transmissão ao vivo feita pela Fox.
Mesmo assim, Família Soprano, que encerrou sua sexta e última temporada na HBO em junho, passou boa parte da noite no centro das atenções, apesar de ter sido preterida nas quatro categorias de atuação pelas quais foi indicada.
Uma das maiores surpresas aconteceu quando James Spader, do seriado Boston Legal, foi premiado como melhor ator em série dramática, em lugar de James Gandolfini, o favorito sentimental para abocanhar o quarto prêmio pelo papel do chefão mafioso Tony Soprano.
Edie Falco, que recebeu três Emmys no passado pelo papel da esposa de Tony, este ano perdeu para Sally Field.
Momentos depois, porém, Família Soprano fez história no Emmy ao tornar-se o primeiro seriado a receber o prêmio de melhor drama em sua última temporada. Visto pela crítica especializada como o maior (e melhor) drama na história da televisão americana, Família Soprano recebeu o mesmo prêmio em 2004.
Como já era esperado, America Ferrera foi considerada a melhor atriz em comédia pelo papel da corajosa, mas feia assistente em uma revista de moda na série Ugly Betty (Betty, a Feia), da ABC. O seriado começará a ser exibido em novembro no Brasil, pela Sony.
O britânico Ricky Gervais foi o vencedor-surpresa na categoria melhor ator numa comédia por seu trabalho em Extras, da HBO. Ele passou à frente de dois atores bem cotados que representam chefes terríveis: Steve Carell, de The Office, da ABC, e Alec Baldwin, de 30 Rock, vencedora na categoria de melhor série cômica. No Brasil, ela é exibida pela Sony.



