Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Litoral

Encontro de Fandango acontece este fim de semana

O norte do litoral paranaense estará mesmo movimentado neste fim de semana, com as últimas atividades do Festival de Inverno de Antonina e o encontro de fandangueiros em Guaraqueçaba no Encontro de Fandango e Cultura Caiçara. A partir desta sexta-feira (14) são esperados cerca de 200 músicos e dançarinos do fandango, de 28 grupos das cidades de Paranaguá, Morretes, Guaraqueçaba, no Paraná, e Cananéia e Iguape, em São Paulo. Até o domingo (16) vão acontecer oficinas, palestras, o lançamento de um Cd duplo e do livro "O Fandango de Ontem e Hoje".

O evento começa com a abertura do Museu Vivo do Fandango, nesta sexta. O museu não tem endereço nem horário para abrir ou fechar. É um museu a céu aberto e o seu acervo é o que a terminologia museográfica define como "patrimônio imaterial". Em outras palavras, é um museu das práticas, expressões, conhecimentos, técnicas e, também, instrumentos, objetos, artefatos e lugares associados ao fandango, manifestação popular única de dança e música do litoral brasileiro. "Não é um acervo convencional porque é um acervo vivo", conta Alexandre Pimentel, coordenador geral do projeto ao lado de Joana Corrêa.O museu é uma realização da organização não-governamental Associação Cultural Caburé, sediada no Rio de Janeiro. A iniciativa surgiu quando integrantes da entidade visitaram os litorias paulista e paranaense, recebendo uma série de reclamações sobre a permanência do fandango na sociedade e desinteresse dos jovens pela atividade. O resultado foi o projeto do Museu Vivo do Fandango, viabilizado por meio do Programa Petrobrás Cultural e da Lei Rouanet. O visitantes das cidades onde resiste a cultura do Fandango vão poder identificar o museu através de pontos de consulta, que reúnem materiais escritos e audiovisuais sobre o fandango, além de um roteiro de visitação de espaços que reflitam a cultura em questão.

A abertura do encontro acontece na praça principal de Guaraqueçaba, onde existe um palco. Os bailes acontecem no clube da cidade.

Confira a programação:

Sexta-feira (14) às 17 horas abertura do Museu Vivo do Fandango e lançamento do Cd e livro sobre o projeto. Às 18 horas mesa redonda: O Fandango de Ontem e Hoje. Às 21 horas shows de grupos de fandango. Às 22 horas baile.

Sábado (15) às 13 horas palestra: Contrução de Instrumentos e debate Associações e Mutirões; às 15 horas apresentações de fandangueiros; às 17 horas palestra Manejo de Caixeta e debate O Jovem no Fandango; às 19 horas mostra de vídeos sobre o fandango e a cultura caiçara; 21 horas shows e em seguida baile.

Domingo (16) às 10 horas Terço cantado e encontro de romarias do Divino Espírito Santo; 13 horas shows de fandango.

Para saber mais confira o site www.museuvivodofandango.com.br

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.