
Para comemorar os 90 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, o Sesc Paraná promove, de hoje até o dia 26, o 1.º Encontro Sesc de Artes Visuais de Curitiba (veja programação completa no quadro abaixo), no Sesc da Esquina. O evento terá mesas-redondas e palestras gratuitas com profissionais, como o fotógrafo Orlando Azevedo e a artista Tarsilinha do Amaral, sobrinha-neta da pintora Tarsila do Amaral (1886-1973), cuja obra marcou a primeira fase do modernismo brasileiro. Seu quadro Abaporu, de 1928, é um dos mais cobiçados no mundo, e inaugurou o movimento antropofágico nas artes plásticas.
Os temas discutidos nos debates terão como foco a relação entre a arte e a natureza, além de abordar caminhos que ajudem a criar uma visão sensível à preservação do meio ambiente.
Além das mesas, todo o prédio do Sesc da Esquina será tomado por obras de artistas participantes, entre elas, quadros do acervo familiar de Tarsila (foto acima), na Sala Especial Tarsila do Amaral, que ficará montada até 31 de maio. A exposição traz desenhos e gravuras da artista desde os primeiros desenhos, de 1919, passando por outras fases, até chegar no período antropofágico.
Os ingressos para as palestras devem ser retirados com antecedência no Serviço de Atendimento ao Consumidor do Sesc.
Serviço: 1.º Encontro Sesc de Artes Visuais. Hoje, às 19 horas. Sesc da Esquina (R. Barão do Rio Branco, 969, Centro), (41) 3304-2266. Entrada gratuita. Os ingressos para as palestras devem ser retirados com antencedência no SAC. Até 26 de abril. As exposições ficam em cartaz até o dia 31 de maio. O Sesc funciona de 2ª a 6ª, das 8h às 22h.



