• Carregando...
Membro da  Comissão de Frente da União da Ilha, que levou as tradicionais marchinhas de carnaval para a avenida | Henry Milléo/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Membro da Comissão de Frente da União da Ilha, que levou as tradicionais marchinhas de carnaval para a avenida| Foto: Henry Milléo/Agência de Notícias Gazeta do Povo

A avenida do samba de Paranaguá ficou pequena para a festa do desfile das escolas de samba do grupo especial, na noite deste domingo (19). Os foliões compareceram em peso, lotando as arquibancadas, camarotes e espaços vagos ao longo da avenida.

A festa teve início, às 21h30, com a passagem do Bloco Amigos do Samba, que comemorou 10 anos de folia e colocou o público para sambar.

Abrindo o desfile das escolas de samba do grupo especial, a Leões da Estradinha, entrou na avenida por volta das 22h30. Campeã do grupo de acesso no ano passado, a agremiação homenageou a escola de samba Cartolas de Prata, extinta em 1992, dando continuidade ao samba enredo de 1991 "O neguinho sumiu" e cantando "O sonho de um neguinho no espaço sideral". Com 350 componentes, a escola levou para a avenida as histórias sobre o espaço sideral, que povoam a imaginação de adultos e crianças.

Segunda a passar pela avenida, a União da Ilha arrancou aplausos do público com o samba-enredo contagiante "Abram alas que a Ilha vai passar". A escola da Ilha de Valadares levou para a avenida o saudosismo das tradicionais marchinhas dos anos de ouro do carnaval.

Sucessos como Pierrot Apaixonado; Mamãe eu quero; Rema, Rema, Remador; Chiquita bacana e a Turma do funil se misturaram no samba-enredo da escola, cantado em coro pelos foliões que assistiam ao desfile.

Cantando os segredos e da mística que envolve a alquimia, a Escola de Samba Filhos da Gaviões foi a penúltima a se apresentar. O destaque ficou para a comissão de frente da escola que mostrou a formação do universo através de uma explosão de luz.

Encerrando o desfile do grupo especial, a Mocidade Unida do Jardim Santa Rosa, segunda colocada no carnaval do ano passado, cantou os encantos e mistérios do mar, prometendo ser uma forte concorrente na briga pelo título.

Samba no pé

Entre os integrantes do Bloco Amigos do Samba que desfilaram estava a servente Maria Rosa Cunha Costa, de 59 anos, emocionada por fazer parte do bloco pela primeira vez. "Sempre tive vontade de desfilar no Amigos do Samba, mas nunca tinha tido oportunidade. Foi maravilhoso", disse.

Maria Rosa estava, por volta da 1 hora, ainda com muita energia, ela esperava a confirmação de que poderia sair também pela escola Mocidade Unida do Jardim Santa Rosa, última a desfilar. "E estou muito animada. A gente tá vivo, não é? Arranja fôlego", brincou ela.

Grupo de acesso

Na noite de sábado (18), três escolas do grupo de acesso desfilaram em Paranaguá: Acadêmicos do Litoral do Paraná, Comunidade Unida da Vila Alboit e Unidos da Ponta do Caju. As campeãs do grupo de acesso e do grupo especial serão conhecidas na tarde desta segunda-feira (20).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]