• Carregando...

A Vizinhança do TigreEm seu impactante longa-metragem, exibido na Mostra Competitiva, o cineasta mineiro Affonso Uchoa, embaralha noções de documentário e ficção, assim como muitos dos títulos, nacionais e estrangeiros, que vêm sendo exibidos neste ano pelo Olhar de Cinema. Por anos, o diretor acompanhou a vida de cinco garotos, alguns ainda na adolescência, em um bairro da periferia de Contagem, município da região metropolitana de Belo Horizonte. A narrativa, se materializou durante o processo de edição, construída de fragmentos do cotidiano dos personagens, que se não foram exatamente roteirizados, responderam a estímulos de Uchoa, que buscou reproduzir situações comuns em suas vidas. GGG1/2 (Paulo Camargo)

SheepHá mistérios que não devem ser solucionados. O filme francês Sheep, também participante da Competitiva, talvez seja um deles. Com uma narrativa lenta e nada usual, conta fragmentos da história de Mouton (carneiro, em francês), um jovem quieto e um tanto perturbado, cuja vida é cortar peixes no restaurante de uma pequena cidade litorânea. Quando se pensa que nada interessante acontecerá, um incidente tira Mouton do centro da trama, descarta toda a história construída ao redor dele e se foca em como seus amigos vivem após o trauma do evento. Carregado de cenas enigmáticas, Sheep é daqueles filmes em que desvendar o significado é menos importante. O que sobra é a sensação de solidão que cada personagem carrega consigo. GGG1/2 (Vir Moraes)

Verona e The Swimming Trunk Dois dos curtas-metragens exibidos nesta segunda-feira no Olhar de Cinema tiveram recepções bem diferentes, apesar de ambos terem uma linguagem mais subjetiva e a despreocupação em seguir as etapas de uma narrativa tradicional, ou seja, nada de um começo expositivo, meio com grandes conflitos e um fim revelador. Em Verona, as cenas não parecem muito naturais, o texto soa como se estivesse sido decorado sem envolvimento e até a cena de sexo gay é meio sem propósito. Já o curta The Swimming Trunks traz belas e instigantes cenas. Mesmo com pouco tempo de fita, é possível se envolver com o pequeno, franzino e branquelo garoto que sente uma admiração, quase paixão, por um estranho. Verona: GG1/2; The Swimming Trunk : GGG1/2 (Luciane Horcel)

O Iluminado Assistir a clássicos de Stanley Kubrick em uma sala de cinema é uma experiência gratificante. No caso de O Iluminado, que teve duas sessões dentro de festival, o horror e o suspense do filme ficam ainda mais evidentes. Nesta edição, a mostra Olhar Retrospectivo dedicou sua programação ao cineasta, e agradou: grande parte das sessões lotaram antes mesmo do festival começar. A curadoria bastante acertada reuniu tanto os sucessos de Kubrick como outros menos conhecidos do público. A boa recepção dos frequentadores mostra o quanto esse tipo de iniciativa é válida, pois promove formação de plateia e atende um público amplo, desde a pessoa que não teve contato com a obra do cineasta até cinéfilos que desejam simplesmente rever o seu filme favorito. GGGGG (Isadora Rupp)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]