• Carregando...

Os 45 minutos de duração da peça Prometeu Acorrentado não dão idéia da quantidade de metáforas e palavras que preenchem o palco do Solar do Barão. O italiano Raffaele Shettino, ator e diretor, se esmerou no português em que apresenta trechos de Brecht e de sua autoria. Mas é com o grego antigo que surpreende o espectador, recitando o texto original de Ésquilo com ferocidade que cai bem à crítica que tem a fazer.

No mito, Prometeu decide roubar o fogo dos deuses – lido como metáfora do conhecimento – para entregá-lo à humanidade. Por realizar essa façanha ele é condenado ao castigo de ter um pássaro a lhe comer o fígado para sempre.

Como é de praxe no teatro contemporâneo, o mito vem revisitado. E a roupagem trazida do militante centro de pesquisa Groucho Teatro são as relações opressoras, das quais o ator solitário fala em seu texto vigoroso (tanto que termina banhado em suor).

O engajamento tão comum no teatro italiano fica explícito nos filmes escolhidos para a videomontagem que encerra a peça, que inclui O Grande Ditador, que fala da Segunda Guerra Mundial, e cenas de tortura na base americana de Guantánamo.

Outra crítica de Raffaele é à falta de individualidade. "Hoje em dia, as pessoas perderam a noção de si mesmas, só valorizam o que é funcional e pragmático", diz.

Como resposta, ele incluiu temas pessoais no palco. "Vim ao Brasil por causa de Mara." Mara está ao lado, cuidando da iluminação e projeção multimídia. Também italiana, Mara Calcagni estudava na Universidade de São Paulo quando o ex-namorado Raffaele veio ao seu encontro. Logo estavam enviando o projeto de peça ao Festival de Teatro de Curitiba.

O estranhamento causado pela associação de imagens do século 20 ao texto grego é compensado pela boa e enérgica atuação. Os movimentos do corpo são belíssimos, apesar de sua crueza, e fundamentais nesta peça em que se escolheu por cenário apenas lençóis escuros, pedras e fumaça. Raffaele conta que estudou as danças dos Orixás para formular sua expressiva atuação. Ele também usa bem sua voz, tanto na recitação quanto nas canções que entoa.

Fica a dica para os interessados seja em mitos, crítica política ou grego antigo.

Serviço: Prometeu Acorrentado. Solar do Barão (Rua Pres. Carlos Cavalcanti, 533 – Centro).Dias 29, às 19 horas; 30, às 22 horas; e 31, às 16 horas. Ingressos a R$ 10.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]