Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Copa do Mundo

Espetáculos traçam panorama local

Mostra Novos Repertórios ocorre pela primeira vez fora do Festival de Curitiba financiada por um projeto que apoia atrações culturais durante o mundial

Em cartaz na Mostra Novos Repertórios de 2013, Circo Negro volta ao evento nesta edição especial da Copa | Rosano Mauro/Divulgação
Em cartaz na Mostra Novos Repertórios de 2013, Circo Negro volta ao evento nesta edição especial da Copa (Foto: Rosano Mauro/Divulgação)
Durante a mostra, a Súbita Companhia de Teatro reapresenta a peça Amores Difíceis |

1 de 1

Durante a mostra, a Súbita Companhia de Teatro reapresenta a peça Amores Difíceis

Graças a um edital do Ministério da Cultura (MinC) para a Copa do Mundo, a Mostra Novos Repertórios terá uma edição especial fora do Festival de Curitiba (FTC) em 2014. O evento, que já teve uma edição realizada durante o Fringe deste ano, começa hoje e vai até 9 de julho no Teatro Novelas Curitibanas. Ao todo, cinco companhias da capital paranaense se apresentam, formando uma visão geral do cenário teatral da capital paranaense.

A mostra terá apresentações da Súbita Companhia (Amores Difíceis), Companhia Brasileira (Descartes com Lentes), Vigor Mortis (Jukebox Vol. 1), Teatro de Breque (Com Amor) e CiaSenhas (Circo Negro). "Esses são alguns dos grupos mais importantes do circuito artístico da cidade", justifica Michele Menezes, produtora do evento ao lado do ator Pablito Kucarz.

A Novos Repertórios ocorre há sete anos no Festival de Curitiba. Realizá-la com mais edições ao longo do ano é um projeto antigo dos organizadores. "Uma pena que não tenhamos tido oportunidade para fazer isso antes", diz Kucarz, que recebeu R$ 60 mil do MinC para concretizar a ideia.

Estrangeiros

Financiadas pelo Edital Cultura 2014, que incentiva projetos culturais voltados para os estrangeiros que estarão nas cidades-sede do mundial de futebol, as apresentações serão acompanhadas de materiais informativos em inglês. "Mesmo que eles não entendam o que é dito em cena, os panfletos vão explicar sobre o que é o espetáculo", garante Michele.

Mas os organizadores do evento não têm muitas expectativas com relação à presença de espectadores internacionais. Além de estarem fora dos circuitos tradicionais da Copa, as apresentações ocorrem em um espaço pequeno. Dependendo da montagem, o Novelas Curitibanas pode ter apenas 50 lugares.

A escolha dos espetáculos foi pensada a partir da variedade de linguagens de cada grupo, que consolidam um recorte do que representa a cena teatral da cidade. "Nenhuma das montagens tem aquela brasilidade esperada nessa época, mas não há só isso na cultura do Brasil", afirma a curadora. Além dos espetáculos, os grupos também realizam debates sobre o processo de concepção teatral.

Tanto a Súbita Companhia quanto a Companhia Brasi­leira estiveram na primeira edição do panorama deste ano, que ocorreu entre março e abril. Os demais grupos são uma novidade. "O mais legal é ver como a chama da cultura ainda permanece acesa durante a Copa, pois o Brasil não é só um país do futebol", observa Nadja Naira, iluminadora e atriz da Companhia Brasileira, enfatizando que participar do evento não é ser contra a realização do mundial por aqui.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.