
O maestro e compositor americano Lorin Maazel morreu neste domingo (13), em sua casa, na cidade de Castleton, Virgínia (EUA), aos 84 anos. A causa da morte foi a complicação de uma pneumonia, segundo Jenny Lawhorn, assessora do Festival de Castleton, criado por Maazel e realizado na fazenda do próprio maestro.
Lorin Varencove Maazel nasceu em um subúrbio de Paris, em 6 de março de 1930. Na ocasião, seu pai, o cantor Lincoln Maazel, e sua mãe, a pianista Marie Varencove Maazel, estudavam música na França.
A família se mudou para Los Angeles, nos Estados Unidos, onde Maazel começou a estudar piano, aos cinco anos de idade. Com sete, iniciou-se no violino. Ele foi uma criança prodígio e manteve a fama de intelectual por toda a vida. Além da música, ele estudou matemática e filosofia, falava fluentemente seis línguas (francês, alemão, português, espanhol e italiano, além do inglês).
Em 1960, aos 30 anos, tornou-se o diretor de orquestra mais jovem da Europa. Em sua carreira, Maazel dirigiu as filarmônicas de Londres e de Nova York e a orquestra do Palau de les Arts de Valência (Espanha), entre outras. No ano passado, aos 83 anos, o maestro conduziu 102 concertos em 16 países do mundo.
Maazel, que assumiu a direção da Filarmônica de Nova York em 2002, deixou a orquestra, em 2009. Nesse ano criou o Festival de Castleton com sua mulher, a triz alemã Dietlinde Turban Maazel. Além da mulher, Maazel deixa sete filhos: Leslie, Orson e Tara, do casamento com Dietlinde, e Anjali, Daria, Fiona e Ilann, de casamentos anteriores do maestro.



