Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Roma

Exemplares do "Código Da Vinci" serão queimados na Itália

Exemplares do livro "O código Da Vinci", de Dan Brown, serão queimados publicamente em uma fogueira no próximo sábado em Ceccano, região central da Itália, segundo anunciaram nesta quinta-feira autoridades municipais citadas por meios de comuicação locais.

A iniciativa provocou reações contrárias porque, de acordo com seus críticos, lembra os tempos da Inquisição ou dos totalitarismos do século XX. Para os promotores da queima dos livros, Stefano Gizzi e Massimo Ruspantini, sua ação é justificada porque o romance "ofende gravemente Jesus".

Giulia Rodano, conselheira de Cultura, Espetáculos e Esportes da região de Lazio, à qual pertence Ceccano, condenou a iniciativa afirmando que "os livros nunca devem ser queimados".

- Essas ações sempre foram precursoras das piores desgraças, como os totalitarismos do século passado, que foram experiências históricas das quais muitas pessoas, inclusive na nossa região, ainda não se esqueceram - disse Rodano.

- Um ato deste tipo ofende todos os cidadãos de nossa região, que neste momento vivem uma expectativa muito grande por causa da comemoração do Ano Mundial do Livro - afirmou a conselheira.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.