
Depois de quase sete anos do anúncio da sede, atrasos estruturais, protestos, polêmicas padrão Fifa e o clássico embate Vai Ter Copa x Não Vai Ter Copa, a Copa do Mundo, enfim, começa hoje e a La Roja forma carinhosa como a equipe espanhola é conhecida estreia amanhã, às 16 horas, em Salvador (BA), contra a poderosa armada holandesa, rememorando antigas corridas marítimas e a final de 2010.
E na esteira da segunda Copa realizada no Brasil e a escolha espanhola por realizar a sua preparação em Curitiba , o Memorial de Curitiba abre hoje, a partir das 9 horas, a exposição interativa Brasil Espanha: Unidos pela Mesma Paixão, coletânea de vídeos, fotografias e depoimentos de jogadores brasileiros que atuaram na Espanha e tiveram trajetória marcante no país.
Primeiro da série de eventos que o Instituto Cervantes, em parceria com a Embaixada da Espanha, promoverá na cidade, a exposição trará testemunhos de nomes de peso, como Ronaldo Fenômeno, Luís Fabiano, Beletti, Denílson, Silvinho e Mauro Silva, relatando histórias afetivas sobre suas passagens pela Liga das Estrelas, forma como é conhecido mundialmente o Campeonato Espanhol.
Segundo dados do Instituto Cervantes, o primeiro brasileiro a jogar num clube espanhol remonta ao ano de 1931. Desde então, mais de 250 brasileiros jogaram em diferentes times espanhóis. O roteiro interativo da trajetória intercambial entre os países trará informações turísticas, gastronômicas, esportivas e sociais da Espanha, detalhes sobre o modo de vida e as características de cada região.
Os relatos também abordam as dificuldades de adaptação dos brasileiros no exterior e as principais diferenças culturais."Esta exposição foi uma das formas que encontramos para retribuir a intensa acolhida de Curitiba à nossa seleção, e promover o diálogo entre as diversas formas de arte e o futebol. As fronteiras artísticas cada vez mais abertas e amplas possibilitam a coexistência de dois campos sociais tão importantes e fundamentais na compreensão de ambos os países", afirma Pedro Eusébio Cuesta, diretor do Instituto Cervantes de Curitiba.
Vai ter Copa!
Além desta exposição, que vai até o fim da Copa, Curitiba receberá o Itinerário Iconográfico da Língua Castelhana, mostra formada por 36 registros do arquiteto espanhol José Maria Plaza Escrivá, descrevendo a cultura e tradição da língua castelhana, a partir do dia 17.
A cidade também participará do Dia E, comemoração mundial do Dia da Espanha, que será realizado na Praça da Espanha no próximo dia 21. No Sesc Curitiba, a exposição Ídolos do Esporte da artista plástica Carmen Câmara, que abre no dia 4 de julho contará com imagens de diversos esportistas e suas respectivas expressões faciais, como Pelé, Cristiano Ronaldo e Rafael Nadal.



