• Carregando...
Filmes do Irã e Filipinas venceram festival de cinema asiático | REUTERS/Ben Weller
Filmes do Irã e Filipinas venceram festival de cinema asiático| Foto: REUTERS/Ben Weller

O festival de cinema mais renomado da Ásia terminou nesta sexta-feira (14) na cidade portuária de Busan, na Coreia do Sul, e filmes de novos diretores do Irã e das Filipinas levaram os principais prêmios, reafirmando o foco do evento nos talentos asiáticos emergentes.

"Nino", um retrato sobre o declínio de uma família rica, do diretor filipino Loy Arcenas, levou para casa um dos dois prêmios "Novas Correntes" do festival, que entrega 30 mil dólares a filmes de cineastas asiáticos novatos.

O outro prêmio foi para "Mourning", um filme alternativo sombrio e cômico do iraniano Morteza Farshbaf.

A riqueza do conteúdo de países como o Irã e o Mianmar tornaram o festival de nove dias um evento com forte viés político em comparação aos anos anteriores.

Os organizadores emitiram um comunicado expressando "preocupações sérias" com as recentes detenções de seis cineastas iranianos, sob acusações de espionagem, e pedindo que sejam libertados prontamente.

Farshbaf elogiou a medida, dizendo que pressões semelhantes haviam persuadido o governo iraniano a libertar artistas no passado.

"Esses (comunicados) são, eu acho, a única forma em que as pessoas podem ajudar, porque se (os cineastas) falarem sobre a situação nós não podemos trabalhar", disse ele à Reuters nesta semana.

"Precisamos esperar que outras pessoas que vivem em países mais livres expressem algo sobre isso."

Luc Besson e Michelle Yeoh, diretor e atriz principal respectivamente do filme "The Lady" -- biografia da líder do movimento pela democracia de Mianmar Aung San Suu Kyi, outro destaque do festival--, elogiou a recente libertação massiva de dissidentes do regime militar em Mianmar

O país também foi representado por "Return to Burma", uma das produções birmanesas indicadas ao prêmio Novas Correntes, que incorporou imagens filmadas secretamente no país por Midi Z, diretor nascido em Mianmar que hoje vive em Taiwan.

O festival deste ano, em sua 16a edição, também foi notável pelo deslumbrante local do evento e foi elogiado por organizadores como sendo a edição de maior sucesso de sua história, com mais de 300 filmes atraindo quase 200 mil entradas aos cinemas. Houve 89 estreias mundiais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]