• Carregando...
Thiago Lacerda em cena de "Calígula" | Divulgação
Thiago Lacerda em cena de "Calígula"| Foto: Divulgação
  • Marília Gabriela em cena de
  • José Wilker em
  • Autopeças reúne quatro espetáculos da Cia. dos Atores de São Paulo
  • Cena do monólogo satírico
  • Cenas da produção mineira
  • A peça
  • Cena de
  • Cena da peça
  • De Natal (RN) vem o espetáculo
  • Cena de
  • Produção chilena

A programação do Festival de Curitiba já está fechada e a venda de ingressos começa no próximo dia 19 de fevereiro, no shopping Mueller. Na edição deste ano, que acontece entre os dias 17 e 29 de março, é esperado um público de 230 mil pessoas, somando todos os eventos do 18º Festival. Em 2008, o público foi de 180 mil pessoas, conforme o diretor do evento Leandro Knopfholz.

O 18º Festival de Curitiba terá 24 espetáculos de teatro na mostra oficial, sendo cinco estreias, entre elas a atração internacional Sin Sangre, do Chile. Com a proposta de promover um festival de variedades, e não só de teatro, o evento destaca este ano a gastronomia, com o Gastronomix, onde três chefs vão encarar o desafio de aliar música e gastronomia.

Atrações Teatrais

O humorista, músico, ator e diretor de teatro Jô Soares, terá duas peças com sua direção apresentadas no Festival, ambas com elenco de nomes reconhecidos: Às Favas Com Os Escrúpulos, de Juca de Oliveira e com a atriz Bibi Ferreira (86 anos) no elenco, que se apresenta pela primeira vez no Festival e A Cabra ou Quem é Sylvia?, do norte-americano Edward Albbe, com José Wilker e Denise Del Vecchio no elenco, entre outros. Leandro Knopfholz, disse que a decisão de trazer dois espetáculos de Jô Soares foi da curadoria do evento. "Não é comum a gente trazer duas peças de um mesmo diretor, mas neste caso achamos que cabia, porque o Jô Soares tem uma carreira histórica com teatro que vale a pena valorizar", justificou. O espetáculo Calígula, dirigido por Gabriel Vilella, e protagonizada por Thiago Lacerda, abre a programação de peças, no dia 19 de março, no teatro Guaíra. O espetáculo é baseado em texto de Albert Camus, com tradução de Dib Carneiro Villela e explora o lado humano do imperador romano mais conhecido por sua veia erótica. O monólogo estrelado por Marília Gabriela Aquela Mulher, dirigido por Antônio Fagundes, baseado em um texto do autor angolano José Eduardo Agualusa, sobre a relação da mulher com o poder, está incluído na mostra com três sessões.

A relação mulher e poder também está no drama Rainhas, que recria a obra "Mary Stuart", do alemão Friedrich Schiller. A montagem brasileira conta com Georgette Fadel e Isabel Teixeira, que em parceria com a diretora Cibele Forjaz, criou uma dramaturgia própria que coloca em cena um duelo imaginário entre as rainhas Elizabeth 1ª e Mary Stuart. São peças que já estrearam no eixo Rio-São Paulo, com boas críticas.

Uma das estreias é a montagem brasileira Rock’n Roll, de Tom Stoppard, sucesso de público e crítica em Londres e na Broadway, entre 1968 e 1990. A montagem brasileira conta com Otávio Augusto, Thiago Fragoso e Bianca Comparato, entre outros, dirigidos por Felipe Vidal e Tato Consorti. O diretor Elias Andreato estreia no festival a peça autoral Doido, monólogo criado, dirigido e protagozinado por ele mesmo.

Entre as atrações mais inusitadas vale destacar o espetáculo Memória Afetiva de um Amor Esquecido, da companhia Os Dezequilibrados e Galharufa Produções Culturais, que será apresentado no antigo prédio da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), na rua João Negrão.

A montagem Oceano, do Circo Roda Brasil, é a atração da Ópera de Arame, com sete sessões que unem técnicas do circo tradicional com movimentos aéreos, efeitos especiais, projeções e técnicas inspiradas em esportes radicais para ambientar situações no fundo do mar. A Cia. Dos Atores, de São Paulo, apresenta Autopeças, uma junção de quatro espetáculos, um deles dirigido por Gerald Thomas e a Armazém Companhia de Teatro, de Londrina, mas sediada no Rio de Janeiro, dirigida por Paulo de Moraes, apresenta Inveja dos Anjos.

Saindo do eixo Rio-São Paulo, chegam os espetáculos Lesados e Tá Namorando! Tá Namorando!, de Fortaleza; Muito Barulho Por Quase Nada, de Natal; Histórias de Chocar, de Belo Horizonte e o espetáculo de teatro-dança Borbulho, Curitiba/Nova Iorque.

Eventos Paralelos

O Fringe, a mostra paralela do festival tem 290 espetáculos, sendo um de Angola, 159 de Curitiba e 130 de outros Estados brasileiros. As montagens serão apresentadas em 56 espaços diferentes. A novidade é que neste ano o site do Festival vai ter um blog onde o público poderá escrever suas opiniões sobre os espetáculos.

O evento de humor Risorama terá seis noites, com curadoria de Diogo Portugal, e o Mish Mash, que apresenta espetáculos que misturam ilusionismo, magia e performances – já inseridos na programação do Festival de Curitiba na edição 2008, com duas noites, na edição 2009 terá três noites. Duas atrações internacionais estão confirmadas: o performático canadense Derek Scott e o norte-americano Tomas Kubinek. Os dois eventos vão acontecer no Pavilhão do Cietep, na sede da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), no Jardim Botânico.

Este ano estão previstas quatro festas, sendo a primeira, no dia 17 de março, fechada para convidados, e no dia 18 de março aberta para o público com shows do Trio Mocotó e do grupo Farofa Carioca. No dia 24 de março acontece a terceira festa com a banda Sua Mãe, e a festa de encerramento, no dia 28 de março, contará com show da banda de glam rock Scissor Sisters, de Nova Iorque.

O evento Ideias, com lançamento de livros e exposições ainda não está com a programação fechada, mas contará com lançamento do livro de Cacá Rosset, que conta os 25 anos de história do grupo de teatro Ornitorrinco. Também ainda não está definido o nome dos três chefs de cozinha que vão participar do Gastronomix, previsto para acontecer nos dias 24, 25 e 26 de março no Clube Concórdia.

Crise A crise econômica mundial afetou um pouco a realização do Festival. Não foi possível viabilizar o projeto Residências Culturais, que em 2008 possibilitou o desenvolvimento de um espetáculo na Cidade Industrial de Curitiba, com coordenação do grupo Os Satyros.

O evento também perdeu o patrocínio da Petrobras, que representa 22% do orçamento. "Sentimos esta perda no orçamento. Em parte o (banco) Itaú cobriu, mas não tudo. Porém, o mais importante é saber da vontade que as pessoas têm de participar do nosso festival e vêm para cá recebendo menos do que recebem em outros eventos. É o caso do espetáculo Autopeças que baixou o preço e o Antônio Fagundes que queria vir pro festival, para acompanhar a peça que dirige (Aquela Mulher), mas não podemos oferecer muita coisa pra ele", disse Knopfholz.

O preço dos ingressos da mostra oficial subiu para R$ 40, mas conforme o Knopfholz, a maioria do público paga o valor da meia entrada. A venda começa no próximo dia 19 de fevereiro, através do serviço Ingresso Rápido e em uma loja no Piso Cinemas do shopping Mueller. O Memorial de Curitiba será o ponto de concentração das atividades do Festival, onde também está prevista a instalação de uma central de atendimento ao público.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]