• Carregando...
Coreografia de jazz dirigida por Eliane Fetzer (acima) e dança urbana do grupo Street Extreme (abaixo) foram vencedores do festival em 2013 e retornam neste ano | Nilson Bastian/Divulgação; Diego Redel/Divulgação
Coreografia de jazz dirigida por Eliane Fetzer (acima) e dança urbana do grupo Street Extreme (abaixo) foram vencedores do festival em 2013 e retornam neste ano| Foto: Nilson Bastian/Divulgação; Diego Redel/Divulgação

Serviço

32.º Festival de Dança de Joinville

De 23 de julho a 2 de agosto. Ingressos a partir de R$ 24 e R$ 12 (meia-entrada) para as mostras pagas, à venda pelo Ticket Center (www.ticketcenter.com.br). Mais informações em ifdj.com.br.

Programação

O Festival de Dança de Joinville terá 220 horas de espetáculos apresentados por bailarinos de 19 estados brasileiros:

• 23/7 – Noite de abertura com o Grupo Corpo.

• 24/7 a 1º/8 – Mostras competitivas dos gêneros Balé Clássico e Neoclássico, Danças Populares e Urbanas, Jazz e Sapateado.

• 24/7 a 1º/8 – Palcos Abertos, com apresentações de dança em espaços públicos de Joinville.

• 30/7 e 31/7 – Festival Meia Ponta, competição infantil de dança.

• 24/7 a 1º/8 – Mostra Estímulo, com os espetáculos Gaudério (RS), Meus Passos no Chão (SP), se avexe não (CE) e Três Olhares (SP).

• 28/07 – Noite de Gala, com o Balé da Cidade de São Paulo.

• 2/8 – Noite dos Campeões.

O Paraná é o terceiro estado com maior número de participantes no 32º Festival de Dança de Joinville, que começa hoje na cidade catarinense. Nos próximos 11 dias, a região será tomada por coreógrafos vindos de diversos estados brasileiros, que apresentam trabalhos que vão do clássico ao contemporâneo.

Em número de participantes selecionados para o evento, os paranaenses só perdem para São Paulo e Santa Catarina. Ao todo, 41 companhias da capital e do interior do estado apresentam cerca de 100 coreografias nas mostras Competitiva, Palco Aberto e Meia Ponta.

"O Festival de Joinville é a nossa Copa do Mundo", compara a coreógrafa Eliane Fetzer, de Curitiba. A artista, que coordenou um trabalho vencedor do primeiro lugar na categoria Jazz Solo Feminino em 2013, está levando uma dezena de coreografias para o evento este ano.

Outro curitibano que retorna à cidade catarinense depois de ser coroado com o primeiro lugar no ano passado é o professor de hip-hop Eládio Prados, do grupo Street Extreme. "Joinville é uma das oportunidades de uma companhia de dança se profissionalizar, pois os vencedores sempre ganham convites para se apresentar em outros lugares."

Novidades

Um dos grandes diferenciais da edição de 2014 será o investimento nas companhias durante o restante do ano. "Temos projetos para melhorar a qualidade das escolas de dança e levar o festival para fora de Santa Catarina", afirma Ely Diniz da Silva Filho, presidente do Instituto Festival de Dança de Joinville. A apresentação da Noite dos Campeões em São Paulo, que ocorreu na última edição, é uma das iniciativas que vão nessa direção.

Outra novidade é a Mostra Estímulo, que substitui as apresentações de grupos profissionais convidados. Na nova proposta, quatro companhias consagradas pelo público e pela crítica em anos anteriores exibem espetáculos orientados por jurados do evento.

A organização espera que a cidade catarinense receba cerca de 6,5 mil estudantes e profissionais da dança. A estimativa de público, baseada em anos anteriores, é de 230 mil pessoas. "O clima artístico da nossa cidade fica parecido com o que vocês vivem durante o Festival de Teatro de Curitiba", brinca Silva Filho. O Festival de Dança de Joinville é considerado o maior do mundo em número de participantes, dado registrado no Livro Guinness dos Recordes, em 2005.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]