
Para revisitar e comemorar seus 25 anos de realização ininterrupta, o Festival de Inverno da UFPR, que começa domingo (12), em Antonina, traz para o público uma programação que retoma a linha do primeiro evento, com a valorização de orquestras. No primeiro dia, duas se apresentam: a Filarmônica da UFPR e a Big Time Orchestra – a banda, sucesso no programa “Superstar” e com mais de 700 shows no currículo, comanda a abertura do festival, com versões para sucessos de Tim Maia, Jorge BenJor, Elvis Presley, entre outros grandes nomes da música.
“Trabalhamos esse ano na perspectiva de revisitar a primeira programação”, fala a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPR, Deise Cristina de Lima Picanço. Até o dia 18 de julho, acontecem apresentações da Orquestra Latino Americana Unespar e da Filarmônica Orquestra Show, que encerra o festival e relembra a Banda Filarmônica, que abriu a 1.ª edição.
Outras solenidades previstas para saudar a história do festival são o lançamento de um selo comemorativo e homenagens para os criadores e técnicos. “É um festival muito especial para a universidade e o município, comemora esses 25 de parceria. É importante reafirmar nosso compromisso com o acesso à cultura, mesmo com todas as dificuldades financeiras”, salienta a pró-reitora. De acordo com a organização, o cenário econômico brasileiro dificultou a captação de recursos para a realização do evento.
Fora a programação musical ao longo da semana – que trará, além das orquestras, shows de bandas como João Egashira Trio, Molungo e Estrelinski e os Paulera,– a comunidade terá outras atrações gratuitas. Uma delas é a exposição “Sunguilar: Contos Africanos”, no Arquivo Municipal de Antonina, e atividades de lazer para crianças, na Praça Coronel Macedo. Nos dias 17 e 18, a praça recebe uma mostra de cinema, com sessões às 18h e às 20 horas – na programação, estão filmes como o belga “O Menino da Floresta.”
Para quem gosta de bicicleta, a Federação Paranaense de Ciclismo promove um passeio pela cidade no domingo (12) – a intenção é que os moradores enxerguem a possibilidade de adotar a bike como transporte. Na terça-feira (14), uma das atrações da programação são os “Roteiros Afetivos de Antonina”, com passeios pela Estação Ferroviária e outros pontos turísticos.
Formação
Nas escolas municipais, a semana terá uma série de oficinas de arte, fruto de um trabalho de formação da UFPR com os professores.
Toda a programação musical e de lazer é gratuita. A agenda completa do 25.º festival está disponível no site do festival .



