• Carregando...
Fandango do litoral será  uma das atrações do festival em Antonina. | Divulgação/
Fandango do litoral será uma das atrações do festival em Antonina.| Foto: Divulgação/

Congada, fandango, folia de reis, danças ucranianas e africanas, tambores japoneses e artesanatos de “raiz”. Todo o caldo da cultura paranaense nos campos da dança, música e arte e os mestres que mantêm as tradições vivas estarão reunidos no festival “Tocadores - Encontro de Tradições” que é realizado entre os dias 20 a 22 de abril em Antonina, no litoral do estado.

A programação completa pode ser acessada aqui.

O evento público e gratuito está concentrado na praça Coronel Macedo no centro histórico de Antonina onde será instalada a feira de artesanato e uma casa de farinha que vai demonstrar detalhes desta produção por comunidades quilombola.

Outros espaços da cidade também serão usados como o Hotel Camboa onde vai acontecer a exposição “Luminescências” do fotógrafo da Gazeta do Povo Daniel Castellano.

Mostra de fotografia revela lado oculto do litoral paranaense

Exposição Luminescências do fotógrafo Daniel Castellano explora paisagens noturnas do litoral do estado. Mostra será parte do festival “Tocadores - Encontro de Tradições.

Leia a matéria completa

Segundo a curadora do evento, Lia Marchi, será o maior encontro já organizado de todos os “saberes e fazeres” do estado. “Este é um projeto antigo, fruto das minhas andanças pelo Paraná para registrar em foto, vídeo e áudio estas tradições populares, com o tempo a gente sentiu a ideia que tinha que fazer um festival ”, disse.

Lia Marchi e LM Stein, curadora e produtor do festival. André Rodrigues/Gazeta do Povo

Para Lia, o evento segue uma tendência de outros festivais que valorizam a cultura local em outros estados.

“O Paraná sofre um problema de invisibilidade de suas tradições, as pessoas acham que não é daqui, que já morreu, que é ‘coisa de velho’. Nossa experiência mostra que quando chega na juventude desperta este interesse, expõe a riqueza do Paraná. A gente quer trazer gente nova para o público da tradição”, diz.

Artesanato “sem durepoxi “

Produtor do Festival, LM Stein diz que a maior dificuldade do evento foi organizar uma grande feira de artesanato “que represente a arte popular e tradicional, feita majoritariamente com materiais orgânicos e que representem a identidade cultural de um grupo. Não tem plástico, nem durepoxi”.

Na feira, estarão à venda bijuterias de couro de peixe das marisqueiras de Antonina, pessânkas de União da Vitória, instrumentos e peças da cultura caiçara da de Paranaguá, produções de artesãos da Lapa, além de cerâmicas, arte indígena, bordados, vime, palha e lã, entre outros.

As apresentações musicais terão grupos tradicionais do Paraná como os de fandango, com o Grupos Mestre Brasílio e Pés de Ouro, danças ucranianas com o grupo Spomen de Mallet, Folia de Reis com os Mensageiros da Paz de Londrina, Romaria do Divino de Paranaguá, Congada Ferreira da Lapa, Boi de Mamão e representações de aldeias indígenas e da cultura afro que farão cortejos pela cidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]