• Carregando...
Vídeo | RPC TV
Vídeo| Foto: RPC TV

A companhia colombiana L'Explose, apresenta o espetáculo de dança contemporânea "La Mirada del Avestruz", na próxima quinta-feira (6), no Teatro Ouro Verde, abrindo oficialmente o 39º Festival Internacional de Londrina, o Filo. Até o dia 23, 40 companhias da cidade, de outros estados brasileiros e nove internacionais vão estar apresentando suas montagens em vários espaços de Londrina, Norte do Paraná. Abordando o tema "Diversidade" nesta edição, o Filo vai apresentar uma variedade de gêneros, formatos e públicos, com peças de teatro clássico, com bonecos, com objetos, de sombras, de animação, de rua, de dança contemporânea, de circo e mágica e musical. Cursos de formação artística também estão na grade de programação.A montagem que abre o evento traz nove personagens movimentando-se em um espaço cênico coberto de terra para tratar de temas relacionados à memória coletiva de um país. A Big Dance Theatre, de Nova Iorque, vem pela primeira vez ao Brasil para apresentar "The Other Here", uma mistura de dança, teatro, música e design visual que trata da obscenidade da vida nos dias atuais. No palco, que é também mesa e chão, os atores revelam uma realidade paralela inspirada em histórias do lendário escritor japonês Msuji Ibuse.

Entre os espetáculos estrangeiros, provenientes de países como Espanha, Inglaterra, França, Bélgica, Suíça, Rússia, Estados Unidos, México e Colômbia, destacam-se também "Mobile Homme", da companhia francesa Transe Express, uma performance aérea musical de percussionistas e uma trapezista a 40 metros de altura; "Memorie de la Nuit", do mímico suíço Phillip Boë, que mistura teatro e mágica para contar uma história policial; "Ketza", da companhia russa Derevo, que volta ao Filo com um espetáculo visual impactante; "Johnny Cogió su Fusil", da espanhola Fundaciones Teatrales, uma adaptação do romance "Johnny vai à Guerra", de Dalton Trumbo; e, "Medea", da Atalaya, outra companhia espanhola que retorna a Londrina. Atrações nacionais

A peça "O Púcaro Búlgaro", dirigido por Aderbal Freire-Filho, que no ano passado conquistou o prêmio Eletrobrás 2006 de melhor espetáculo, diretor e ator, é uma das atrações verde-amarela do evento. Feito para comemorar os 25 anos do Grupo Galpão, o espetáculo "Pequenos Milagres" faz sua estréia fora de Belo Horizonte, sede da companhia. A direção é do londrinense Paulo de Moraes, da Companhia Armazém, que assina a dramaturgia com o conterrâneo Maurício Arruda Mendonça. Também estarão na cidade os espetáculos "O Círculo de Giz Caucasiano", da Companhia do Latão; "Abre as Asas Sobre Nós", do premiado autor Sérgio Roveri; "Zona de Guerra", da Triptal de Teatro, que esteve no Festival de Teatro de Curitiba deste ano; e a curitibana "Graphic", da Vigor Mortis, entre outros destaques.

Os ingressos já estão às venda, em uma bilheteria montada no Royal Plaza Shopping, por R$ 10,00.

A programação completa com dias, horários e locais de apresentações está disponível no site www.filo.art.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]