
O filme de ficção científica 2012 traz um olhar sobre os Estados Unidos pouco antes do apocalipse. Com nomes como John Cusack ("Queridinhos da América), Amanda Peet ("Arquivo X: Eu Quero Acreditar), Danny Glover ("Ensaio Sobre a Cegueira") e Thandie Newton ("À Procura da Felicidade"), o filme começou a ser rodado em agosto de 2008 e tem previsão de lançamento nos Estados Unidos e no Brasil no dia 10 de julho de 2009.
O longa retrata a luta pela sobrevivência da humanidade por conta de uma grande devastação ocorrida no planeta Terra. O trailer já avisa: "como os governos do nosso planeta preparariam seis bilhões de pessoas para o fim do mundo?" Nas imagens é exibido um grande desastre natural - um tsunami de porte inimaginável.
A trama faz referência a uma profecia do calendário Maia que afirma que no solstício de inverno do ano de 2012 mais precisamente no dia 21 de dezembro -, o mundo como conhecemos hoje iria desaparecer. O trailer ainda instiga o espectador a digitar no site Google o termo "2012" para saber mais sobre este assunto. São inúmeras referências que vão desde blogs de discussões até artigos científicos publicados em revistas renomadas.
No filme, John Cusack faz o papel de Jackson Curtis, um escritor divorciado que trabalha ocasionalmente como um motorista de limusine, enquanto Amanda Peet vive sua ex-mulher, Kate. Thomas McCarthy faz o papel do seu atual namorado; Danny Glover vive o presidente dos Estados Unidos, e Thandie Newton faz o papel de sua filha.
O ator Danny Glover retrata um dos poucos presidentes americanos negros vistos na história do cinema do País.
Direção
Experiência é o que não falta para o diretor alemão Roland Emmerich, responsável pelo longa. Em seu currículo, o cineasta exibe filmes como O Dia Depois de Amanhã, Godzilla e Independence Day.
Ele escreveu, ao lado de Harald Kloser, a prévia de um roteiro que foi enviado a todos os grandes estúdios de cinema em fevereiro de 2008. Ele expressou seus planos com relação ao orçamento e ao caminho que a história deveria seguir semelhante ao que fez com os filmes "Independence Day" em 1996 e "O Dia Depois de Amanhã" em 2004.
O orçamento foi estimado em US$ 200 milhões, mas a Sony Pictures pretende reduzir os custos caso seja possível durante o andamento da produção.
Divulgação
O estúdio criou um site fictício do Instituto de Continuidade Humana. Lá, eles encorajam os usuários pegar um número da loteria que iria garantir sua sobrevivência. O endereço exibe a mensagem:
"Ao longo dos últimos 25 anos, o Instituto de Continuidade Humana reuniu as melhores mentes do mundo para impedir possíveis ameaças à preservação da humanidade.
Os Maias fizeram a profecia. A ciência confirmou. E mesmo assim, o governo não nos diz nada a respeito. A possibilidade de uma destruição global em 2012 foi confirmada em 94%. Preparações específicas vêm sendo feitas para garantir a sobrevivência de uma pequena população. Para garantir suas chances, registre seu número na loteria.






