Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cinema

Filme de Frank mostra vida cotidiana da Caxemira

Um novo filme rodado na Caxemira procura ir além dos estereótipos de uma região em conflito, seja o de um pano de fundo tranqüilo dos filmes de Bollywood ou assunto de reportagens e documentários sobre a violência.

"Zero Bridge", do norte-americano Tariq Tapa, em sua estréia como diretor, é discreto e um drama em parte improvisado sobre um adolescente rebelde da região que pratica pequenos crimes em Srinagar, a capital do verão da parte indiana da Caxemira.

Dilawar, que mora com um tio analfabeto após ser abandonado pela mãe, conhece Bani, uma mulher atraente mais velha, e enfrenta um dilema quando percebe que roubando o passaporte dela, ele coloca em risco a liberdade e a felicidade da mulher.

"Se você acabar se importando com eles até o fim do filme, então eu acho que isso é, de certa forma, um ato político maior do que um documentário bem-intencionado pode conseguir", disse Tapa a repórteres no sábado em Veneza, onde "Zero Bridge" foi exibido fora da competição principal.

"Você está apenas humanizando pessoas que por tanto tempo têm ficado à margem de um assunto ou de uma região exótica."

Índia e Paquistão querem o controle total da Caxemira, mas dominam apenas partes. Duas das três guerras entre eles foram motivadas pela disputa.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.