Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cinema

Filme irlandês ganha Urso de Ouro entre os curtas

Animação venceu "por sua capacidade de despertar sentimentos". Urso de Prata entre os curtas foi para o britânico "Jade", de Daniel Eliott

O festival de cinema de Berlim deu nesta quarta-feira (11) o Urso de Ouro de curtas ao irlandês "Please Say Something", de David O'Reilly, além de um prêmio especial ao curta cubano "The Illusion", de Susana Barriga.

O júri encarregado desta seção elegeu para o Urso de Ouro o filme irlandês por sua capacidade de "despertar sentimentos, cativar com sua visão humana das coisas e evocar características capazes de fazer qualquer um rir e chorar".

O filme de Barriga levou o prêmio especial da Sociedade Alemã de Intercâmbio Acadêmico (Daad, na sigla em alemão), por sua capacidade de "enfrentar com coragem um passado ao qual não se pode retornar".

É uma forma "personalizada de cinema, que consegue desenhar uma paisagem autobiográfica da perda", explicou o júri, sobre o filme que mostra o reencontro entre a cineasta e seu pai ausente, exilado há 14 anos em Londres.

As imagens confusas e fora de foco predominam ao longo dos 24 minutos do filme, que em nenhum momento mostra os protagonistas.

"Disse a ele que estava fazendo um documentário e que a câmara estava ali. Ele podia vê-la, embora não tenha gravada de forma explícita", explicou à agência Efe a cineasta.

O Urso de Prata entre os curtas foi para o britânico "Jade", de Daniel Eliott, que "impressionou o júri" porque relata de forma concentrada o drama de uma mulher, com uma sensibilidade que "cativou do início até o fim".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.