Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Filme islandês sobre criadores de ovelhas vence prêmio Regard em Cannes

O diretor islandês Grimur Hakonarson  discursa após receber premiação no Festival de Cannes | FRANCK ROBICHON/EFE
O diretor islandês Grimur Hakonarson discursa após receber premiação no Festival de Cannes (Foto: FRANCK ROBICHON/EFE)

Um filme islandês sobre dois irmãos criadores de ovelhas que não se falaram por 40 anos mas são unidos novamente por um surto de uma doença que ameaça seus rebanhos ganhou o prêmio Un Certain Regard no festival de cinema de Cannes neste sábado.

“Hrutar” (Carneiros), do diretor Grimur Hakonarson, levou o principal prêmio entre um grupo de 19 filmes que concorriam na segunda competição mais importante do festival. Os filmes são escolhidos para mostrar técnicas de filmagem e tendências em diversas culturas e países ao redor do mundo.

A presidente do júri, Isabella Rossellini, disse que assistir aos concorrentes “é como voar sobre o planeta e ver todos seus habitantes e suas emoções”.

“Eu não esperava isso. Estou no céu”, disse o diretor Hakonarson.

O filme se passa em uma área remota da Islândia, entre criadores de ovelhas cuja subsistência está ameaçada por uma doença que é fatal para os animais e que requer que todos os rebanhos sejam sacrificados, mas o diretor disse acreditar que o enredo tem impacto sobre qualquer pessoa.

“Acredito que seja uma história universal. É uma história sobre conflitos de família, mesmo sendo um filme islandês, que parece tocar os corações dos espectadores”, disse ele.

Os vencedores da competição principal serão anunciados neste domingo (24/05).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.