
O longa-metragem em 35 milímetros "FilmeFobia", de Kiko Goifman, ganhou o prêmio de melhor filme pelo júri oficial do 41º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que foi encerrado nesta terça-feira (25). O filme foi o grande vencedor da noite, com outros três prêmios.
"FilmeFobia" é uma sucessão de cenas chocantes: partindo da pergunta "qual sua fobia?", o filme mostra atores e não-atores encarando seus medos, com reações que variavam da calma ao completo pânico. O próprio diretor, Kiko Goifman, participou das filmagens como personagem e, segundo ele, desmaiou três vezes ao enfrentar seu medo de sangue.
O filme dividiu o público. Após a exibição, foi possível ouvir vaias entre aplausos contidos no Cine Brasília. "É inacreditável [receber o prêmio]. Obrigado até mesmo pelas vaias", disse Goifman ao subir ao palco para receber o troféu Candango, agora sob aplausos.
"FilmeFobia" ainda ganhou os prêmios de montagem e direção de arte. O cineasta Jean-Claude Bernadet, um dos idealizadores do filme, e que aparece como o fio condutor da obra, ganhou o prêmio de melhor ator.
Os prêmios de melhor atriz e o de melhor atriz coadjuvante foram divididos entre o elenco do filme cearense "Siri-Ará", de Rosemberg Cariry. Para o júri, as opções não eram muitas: dos seis filmes selecionados para a mostra competitiva em 35 milímetros, quatro eram documentários.
"À Margem do Lixo", de Evaldo Mocarzel, foi escolhido pelo público como melhor longa-metragem em 35 mm. No festival de 2006, "À Margem do Concreto", do mesmo diretor, que mostra a história de sem-teto na capital paulista, também foi escolhido como melhor filme pela audiência do Cine Brasília. Segundo o diretor, os dois filmes fazem parte de uma "tetralogia" que começou com "À Margem da Imagem", premiado 19 vezes em festivais no Brasil e no exterior.
Curtas
O curta-metragem em 35 milímetros pernambucano "Superbarroco", de Renata Pinheiro, levou o prêmio de melhor filme pelo júri oficial. "Brasília (Título Provisório)", de J. Procópio, foi escolhido pelo júri popular como melhor curta-metragem em 35. Nos curtas em 16 milímetros, o paulista "Cidade do Tesouro", de Célio Franceschet, foi premiado como melhor filme pelo júri oficial.
Veja a lista dos premiados no 41º Festival de Brasília
Longa 35 mm
Melhor filme "FilmeFobia"
Prêmio especial do júri "À Margem do Lixo"
Melhor filme pelo júri popular "À Margem do Lixo"
Direção Geraldo Sarno, "Tudo Isto Me Parece Um Sonho"
Melhor ator Jean-Claude bernadet, "FilmeFobia"
Melhor atriz e melhor atriz coadjuvante elenco feminino de "Siri-Ará"
Melhor ator coadjuvante Everaldo Pontes, "Siri-Ará"
Roteiro "Tudo Isto Me Parece Um Sonho"
Fotografia "À Margem do Lixo"
Direção de arte "FilmeFobia"
Trilha sonora "O Milagre de Santa Luzia"
Som "Ñande Guarani"
Montagem "FilmeFobia"
Curta 35mm
Melhor filme "Superbarroco"
Melhor filme pelo júri popular "Brasília (Título Provisório)"
Direção Thiago Mendonça, "Minami em Close-Up"
Melhor Ator Hilton Cobra, "Cães"
Melhor Atriz Ana Lúcia Torre, "Na Madrugada"
Roteiro Clarissa Cardoso, "Ana Beatriz"
Fotografia "Cães"
Montagem "Arquitetura do Corpo"



