Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Festival de Veneza

Filmes de Clooney, Polanski, Madonna e Soderbergh estão entre os destaques

O cineasta Roman Polanski | Reuters
O cineasta Roman Polanski (Foto: Reuters)

Para alguns, a programação do 68º Festival de Veneza, que começa hoje à noite com a sessão de gala de "The ides of march", de George Clooney, terá um sabor especial. "Carnage", o novo filme de Roman Polanski, marca o retorno do diretor franco-polonês ao circuito desde a prisão domiciliar, no ano passado. Steven Soderbergh exibirá "Contágio", seu primeiro potencial blockbuster desde o fim da franquia "Onze homens e um segredo" - e que pode ser também o último filme de sua carreira, segundo disse ao "New York Times".

Madonna, que foi o grande chamariz de Cannes em 1991 e estreou como diretora no Festival de Berlim de 2008, fecha o círculo dos grandes festivais exibindo "W.E.", seu segundo filme como cineasta, que passa fora de concurso.

Mas, para Marco Müller, diretor artístico da mais antiga contenda cinematográfica do planeta, a edição 2011 terá um gosto especial. Pela primeira vez, as três principais seções da maratona italiana exibirão somente títulos inéditos, num total de 65 premières mundiais. A seleção é considerada a mais forte de seus oito anos de gestão e, de certa forma, ajuda a minimizar a má impressão de edições recentes, marcadas por produções e convidados inexpressivos. Müller caprichou na composição de seu último ano no cargo, equilibrando realizadores de renome e estrelas internacionais cujo sucesso pode levar à renovação do contrato com a Biennale, que mantém o festival.

"Entre todas as seleções que coordenei, esta é a que mais se aproxima da minha visão como diretor artístico", confessou Müller à imprensa americana, ao anunciar, no mês passado, o escrete de filmes de 2011, que inclui "Wilde Solome", versão de Al Pacino para o texto de Oscar Wilde, e "A dangerous method", de David Cronenberg, psicodrama envolvendo os pais da psicanálise moderna, Freud e Jung. "A competição pelo Leão de Ouro é caracterizada por títulos com elevados valores de entretenimento e, em alguns casos, produções com claro conceito comercial. Isso confirma Veneza como plataforma de lançamento para produtores e distribuidores", afirmou.

Entre os principais destaques da disputa pelo troféu de melhor filme estão "4:44 last day on Earth", de Abel Ferrara, e "Chicken with plums", de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud, os criadores da animação "Persepolis" (2008). Há ainda "Killer Joe", de William Friedkin, e "Texas killing fiels", thriller dirigido por Ami Canaan Mann.

A mostra Horizontes, dedicada à experimentação de linguagem, abriga um dos dois brasileiros da programação, a produção mineira "Girimunho", de Helvécio Marins Jr. e Clarissa Camponila. A obra carioca "Histórias que só existem quando lembradas", de Julia Murat, integra a paralela Jornada dos Autores.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.