
São Paulo - O último episódio da série Monk vai ao ar amanhã, às 21 horas, pelo Universal Channel. O aguardado desfecho da série, que teve oito temporadas, foi recorde de audiência nos Estados Unidos. Cerca de 9,4 milhões de fãs americanos assistiram à conclusão da história do detetive, em dezembro de 2009. O número é um marco entre as séries da tevê paga com uma hora de duração.
Os brasileiros que acompanham a trajetória de Adrian Monk, interpretado pelo ator Tony Shalhoub, esperam que, no final da história, seja desvendado o único crime que o investigador não conseguiu resolver em sua carreira: o assassinato de sua mulher, Trudy (Melora Hardin). A perda da companheira foi traumática para o policial, que acabou ganhando várias manias e trejeitos. A primeira temporada da série foi lançada em 2002.
Segundo o gerente de programação do Universal Channel, André Auler, o sucesso da atração no Brasil se deve ao talento do protagonista Shalhoub, que recebeu diversos prêmios por esse trabalho. "Ele construiu um personagem magistral. O detetive Monk sofre de TOC (transtorno obsessivo-compulsivo) e utiliza essa condição de forma irreverente para solucionar os mais complicados casos da polícia de San Francisco, afirma Auler.
O programa também foi premiado e recebeu diversas indicações pelo gênero comédia. Até mesmo sua trilha sonora é vitoriosa. A faixa de abertura, "Its a Jungle Out There, criada por Randy Newman, levou o Emmy Awards de melhor música-tema em 2003.
O canal continuará exibindo as reprises da série e ainda não possui uma nova atração para substituir Monk.
"Estão em negociação novos lançamentos, mas não há nada definido. Não há como substituir Monk. Procuraremos surpreender o público com produções com a qualidade dos seriados que exibimos, diz Auler. Não só o detetive causa boas gargalhadas nos telespectadores. Sua ajudante Natalie Teeger, papel da atriz Traylor Howard, acaba se envolvendo em confusões.
O desfecho da série foi dividido em duas partes. Na primeira delas, o detetive está chegando perto de desvendar quem está por trás do assassinato de sua mulher, 12 anos depois. "Ao longo das oito temporadas, Monk contou com um público fiel. Acreditamos que o episódio final gera grande expectativa, destaca Auler.



