Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Literatura

Flip de 2014 será atípica

Evento literário começará mais tarde por causa da Copa do Mundo e, pela primeira vez, homenageia autor brasileiro contemporâneo

Millôr Fernandes será o homenageado da 12.ª edição da Flip | Ana Branco/ Agência O Globo
Millôr Fernandes será o homenageado da 12.ª edição da Flip (Foto: Ana Branco/ Agência O Globo)

A 12.ª edição da Festa Inter­­nacional Literária de Paraty (Flip) será atípica. Por causa da Copa do Mundo, o evento, que sempre acontece nos primeiros dias de julho, terá início pouco mais de duas semanas após a decisão do Mundial e começará no dia 30, se estendendo até 3 de agosto. Outra novidade: pela primeira vez, o homenageado será um autor brasileiro contemporâneo, Millôr Fernandes, que além de escritor, foi dramaturgo, editor, tradutor e artista gráfico.

Millôr, falecido em 2012, aos 88 anos, era incansável, e um dos nomes mais importantes na história de imprensa nacional. Atuou como cronista, comentarista cultural e político, foi ilustrador e cartunista de mão cheia. Como se não bastasse, também é considerado um dos melhores tradutores da obra de William Shakespeare em língua portuguesa, e chegou a se aventurar pela poesia, produzindo haicais. Era, enfim, um artista e intelectual multimídia, antes mesmo que esse termo se tornasse corrente.

Curador

Outra novidade na Flip deste ano é a mudança de curadoria. Em substituição ao jornalista e crítico Miguel Conde, assumiu o comando da festa o também jornalista Paulo Werneck, com vasta experiência no meio literário. Aos 35 anos, ele atuou por 11 anos como editor em casas importantes, como a Companhia das Letras e a Cosac Naify.

No jornalismo, foi responsável pela criação e a implantação do caderno "Ilustríssima", da Folha de S.Paulo, do qual foi editor durante três anos, até agosto de 2013.

Filho do cronista Hum­­berto Werneck, Paulo também atua como tradutor e coassinou o livro Cabras – Caderno de Viagem, com Antonio Prata, Chico Mattoso e Zé Vicente, relançado em 2002 com apresentação de Antonio Candido.

Miguel Conde deixou a curadoria, a pedido dele, no segundo semestre do ano passado, após o evento. Sua decisão foi tomada antes mesmo da realização da tumultuada edição de 2013, marcada por protestos políticos, em consequência das manifestações de junho, e pelo cancelamento da vinda ao Brasil de nomes importes, e aguardados, como os do francês Michel Houellebecq, que seria a principal atração da festa, do norueguês Karl Ove Knausgård e do poeta egípcio Tamim Al-Barghouti.

O ex-curador, que é colunista do caderno "Prosa", do jornal O Globo, foi contratado pela editora Rocco no ano passado.

Flipinha

A versão voltada ao público infantil acontece entre os dias 3 e 7 de agosto, também em Paraty. Entre os destaques, está o evento Poesia Brasileira para Crianças de Qualquer Idade, com a compositora Adriana Calcanhotto e o escritor Arthur Dapieve.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.