
A banda Vanguart gaba-se de levar o nome de Cuiabá a todo o Brasil. É o mais famoso grupo de rock de Mato Grosso e um dos responsáveis por fazer florescer a cena folk tupiniquim nos últimos anos dessa década. Trazendo na bagagem um novo disco ao vivo recém-gravado, o quinteto se apresenta hoje à noite no Pavilhão do Cietep. A festa marca o encerramento do Festival de Curitiba e ainda conta com a banda curitibana Copacabana Club e os DJs Lucio Morais e Yuri Chix.
Multishow Registro Vanguart (Universal Music), lançado em CD e DVD, é o segundo trabalho do grupo do vocalista Hélio Flanders. O registro é uma compilação de algumas composições antigas em versão semiacústica e, nas palavras de Flandres, mais visceral. Além das faixas já presentes em Vanguart (2007), como "Semáforo" e "Miss Universe", é possível conferir quatro músicas inéditas no disco e seis no DVD.
"Já tínhamos planos de gravar ao vivo e esse registro é crucial para entender o que é o Vanguart. Ele tem um feeling que não conseguimos obter em estúdio", diz Flanders.
Com influências marcantes de Bob Dylan, Leonard Cohen e uma boa dose de Legião Urbana, principalmente nas letras em inglês, português e espanhol, o grupo convidou o guitarrista paulistano Luiz Carlini (Tutti Frutti) para tocar a inédita "You Know Me So Well" e o maestro gaúcho Arthur de Faria para fazer os arranjos de cordas. Há também uma homenagem a Dorival Caymmi ("O Mar") e à precoce garota-folk Mallu Magalhães, que faz dueto com Flanders em "The Last Time I Saw You".
"Caymmi eu ouço sempre. Tom Jobim e João Gilberto abriram minha cabeça para a música brasileira de uma maneira sem precedentes. Hoje ouço mais Rosa Passos do que Bob Dylan", explica o vocalista, que escreve: "Hoje é terça-feira e todos meus amigos querem morrer", na faixa "Semáforo", a mais pedida nos shows.
A banda há dois anos radicada em São Paulo começou na Bolívia, onde Flanders ficou "exilado" por nove meses. Tal qual um trovador solitário, compôs músicas, pensou na vida, resolveu "coisas da cabeça". Foi só depois que chamou Reginaldo Lincoln (baixo), David Dafré (guitarra), Luiz Lazzaroto (teclados) e Douglas Godoy (bateria) para ajudá-lo a moldar o resultado de seu isolamento.
Esta será a quarta vez do Vanguart em Curitiba. A cidade o remete às bandas locais Mordida, Sabonetes e Charme Chulo, "uma das melhores do país em qualidade de letra e música".
Serviço
Vanguart. Pavilhão do Cietep Fiep (Avenida Comendador Franco, 1.341)(41) 3271-7552. Hoje, às 22 horas. R$ 60 e R$ 30. Meia-entrada válida para estudantes, doadores de sangue com carteira comprobatória, idosos, clientes Itaú, Unibanco, integrantes do Clube do Assinante Gazeta do Povo, Cartão Folha de S. Paulo, Sócio Torcedor do Paraná Clube, Sócio Torcedor do Coritiba Futebol Clube, portadores do cartão Petrobrás e funcionário da empresa.



