
Aquela história de que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar é conversa fiada para Daniel Filho. Depois de experimentar o grande sucesso de público com a comédia Se Eu Fosse Você, em 2006, o ator e cineasta inicia 2009 com uma aposta pouco comum no cinema brasileiro: uma continuação do título original.
A comédia Se Eu Fosse Você 2, com estréia prevista para o dia 2 de janeiro, chega à tela grande com a difícil tarefa de repetir o êxito do seua antecessor, que arrastou quase 4 milhões de espectadores às salas de exibição em 2006. No que depender da dupla de protagonistas, Cláudio e Helena, interpretados por Tony Ramos e Glória Pires, a aposta vai valer muito a pena.
Na seqüência, alguns anos se passaram desde que o casal trocou de corpo. A filha, Bia (Isabelle Drummond), cresceu e os dois vivem às turras. Após algumas brigas, Helena decide que é melhor dar um tempo na relação e o marido sai de casa.
Mal sabe ela que Bia e o namorado da garota Olavinho (Bernardo Mendes) tem uma bomba e tanto para compartilhar com a família: a gravidez inesperada. Fora de casa, Claudio divide o apartamento com o amigo mulherengo Nelsinho (Cássio Gabus Mendes), que flerta com a moderna Marisa (Adriane Galisteu). Apesar da imagem descolada e independente, a moça na verdade quer fisgar o cara de qualquer jeito.
Após uma noite na balada em companhia de Nelsinho e Marisa, Claudio conhece Carla (Viviane Pasmanter), uma bela e carente mulher. Bêbada, a moça acaba colocando o publicitário em maus-lençóis.
Helena que dava uma carona para o padre Henrique (Ary Fontoura) passa na frente da boate e vê a moça apoiada no pescoço de Claudio. Certa de que não tem mais clima para manter o relacionamento, decide pela separação e começa um novo conflito que culmina em uma nova troca de papéis.
Tony Ramos rouba a cena como Helena. Nada é forçado ou beira o pastelão. Por isso, ponto positivo também para o roteiro de Adriana Falcão, Euclydes Marinho e Renê Belmonte, que dá espaço ao potencial dos dois artistas.
De resto, vale destacar que Se Eu Fosse Você 2 também tem bons atores escada. Maria Luísa Mendonça e Francisco (Chico) Anysio estão ótimos na pele de Olavo e Denise, pais de Olavinho. Nas cenas em que Glória e Tony vivem papéis trocados, os quatro vivem inúmeras situações hilárias.
Destaque ainda para a seqüência em que Helena, no corpo de Claudio, é obrigada a participar de uma pelada comandada por Nelsinho. Idem para as cenas em que a personagem de Glória Pires, como Claudio, vive os primeiros momentos da gravidez. Leve e descompromissado, Se Eu Fosse Você 2 tem tudo para se transformar em uma das grandes atrações do verão nos cinemas. GGG



