Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
INFLUÊNCIA

Fugazi no 92 Graus simboliza influência da cena

Fugazi, banda que esteve em Curitiba em 1994 | Divulgação/
Fugazi, banda que esteve em Curitiba em 1994 (Foto: Divulgação/)

Quando o Fugazi chegou ao Aeroporto Afonso Pena em agosto de 1994 para (a princípio) dois shows no bar 92 Graus, a banda parecia uma horda de maltrapilhos malcheirosos de tênis rasgados.

No entanto, o grupo fundado em 1987 já era a prova viva de que se pode fazer música independente e vender milhões de discos rejeitando qualquer ideia de reduzi-la a um mero produto comercial.

Neste sentido, o Fugazi talvez seja a que melhor representa o toda a cena punk de Washington, e por isso mesmo uma das mais influentes formações do rock, idolatrada por bandas como o Nirvana.

Em Curitiba, o Fugazi superlotou o porão do velho 92 nas duas apresentações e, com a energia dos abstêmios, insistiu em fazer um terceiro show pelo qual cobrou módicos R$ 5. A cidade, na época, vivia o auge do hardcore. Bandas como o Pinheads e o Resist Control tinham destaque no underground nacional, com forte inspiração na cena de Washington.

Eduardo Munhoz, do Pinheads, lembra que cada banda assimilou influências de forma diferente, seja com a música ou com o ativismo.

“O que mais me pegou foi simplesmente fazer do jeito que funciona para você. Autodeterminação, viver a vida como você acha que é melhor para você e para a sociedade”, explica. O fenômeno também foi sentido em todo o país. Proliferaram bandas de hardcore e grupos de ativismo straight edge dando voz a uma geração de jovens desconfortáveis no contexto “sexo, drogas e rock-and-roll”. “Muitas vidas foram transformadas pelo punk, e muitas continuam sendo transformadas até hoje. A chama continua acesa”, diz o editor Marcelo Viegas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.