Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Música

Fundação Amy Winehouse e música inédita lembram cantora em seu aniversário

Reconhecida como uma das melhores cantoras de soul e jazz que o Reino Unido já teve, artista teria completado 28 anos neste dia 14

Imagem do site da Fundação Amy Winehouse | Reprodução/ Fundação Amy Winehouse
Imagem do site da Fundação Amy Winehouse (Foto: Reprodução/ Fundação Amy Winehouse)

A Fundação Amy Winehouse, que financiará projetos para jovens, e um dueto que a cantora gravou com Tony Bennett foram lançados nesta quarta-feira, coincidindo com o dia do aniversário da cantora, morta em Londres em julho passado.

Amy, uma das melhores cantoras de soul e jazz que o Reino Unido já teve, teria completado 28 anos neste dia 14, uma data que sua família quis marcar com o lançamento de uma organização de amparo a jovens com problemas.

A fundação, cujo site foi inaugurado nesta quarta-feira (www.amywinehousefoundation.co.uk), apoiará projetos de ajuda à jovens e crianças, especialmente as iniciativas relacionadas à dependência química, e sua maior fonte de financiamento, além das doações, será a renda obtida com o compacto que a artista gravou com Bennett.

A música - sua última gravada -, apresentada nesta quarta-feira em primeira mão na "Rádio 2" da "BBC", é uma versão do clássico de jazz "Body and Soul", e espera-se que em breve chegue às primeiras colocações das listas de canções mais escutadas.

Amy Winehouse estaria "orgulhosa" da fundação e a teria apoiado, declarou nesta quarta-feira sua mãe, Janis, que afirmou que sua intenção é doar o dinheiro arrecadado a projetos "para mudar as coisas".

"Amy era muito generosa e adorava crianças", razão pela qual faz sentido que a fundação seja dedicada aos jovens, acrescentou seu pai, Mitch Winehouse.

A cantora, encontrada morta em seu apartamento no norte de Londres em 23 de julho, tinha um longo histórico de dependência de álcool e drogas, apesar da autópsia pela qual passou não ter encontrado rastros de entorpecentes em seu corpo no momento de sua morte.

Sua família sugeriu que talvez o óbito esteja relacionado ao efeito do processo de desintoxicação e, em declarações ao jornal "The Sun" concedidas nesta terça-feira, seu pai afirmou que a jovem sofria convulsões em consequência de sua batalha contra o álcool.

Os resultados da investigação judicial sobre a morte serão divulgados no início de outubro.

Por outro lado, o namorado de Amy, Reg Traviss, de 34 anos, descreveu nesta quarta-feira, também ao "The Sun", o impacto que sofreu ao saber da morte de sua amada.

"De repente tudo parou, era como se eu tivesse entrado em outra realidade, uma dimensão paralela onde tudo parece igual, mas há algo que falha", afirmou.

Segundo Traviss, com quem supostamente Amy ia se casar, a cantora levava "uma vida normal" e era uma menina "muito feminina" e "muito caseira".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.