Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mostra

Gaby Amarantos e Mart’nália prometem agitar a programação do Festival de Teatro de Curitiba

Pela primeira vez, shows fazem parte da mostra principal. As duas se apresentam no Teatro Guaíra, ainda há ingressos

Cantora paraense lança em Curitiba nova turnê. | Divulgação.
Cantora paraense lança em Curitiba nova turnê. (Foto: Divulgação.)

A edição de 2017 do Festival de Teatro de Curitiba tem opções bastante variadas que vão além das peças teatrais. Tanto é que as cantoras Gaby Amarantos e Mart’Nália estão na programação dos próximos dias de espetáculos e prometem sacudir o público curitibano em pleno Teatro Guaíra.

Gaby Amarantos, que se apresenta pela segunda vez em Curitiba – a primeira, foi na Corrente Cultural, em 2013, em plena Boca Maldita –, faz a estreia nacional de seu novo espetáculo “Eu Sou” na próxima quinta-feira (06). A cantora diz que o objetivo do show é mexer com a emoção dos espectadores e mostrar seu “outro lado” artístico, no qual resgata suas raízes e a sua história com a música, bem diferente do estilo tecnobrega com o qual ganhou popularidade nos últimos anos.

“É um show totalmente diferente do que as pessoas esperam e estão acostumadas a ver da Gaby. É um show onde eu me empodero desse ‘eu sou’ e mostro as minhas influências. É um show que emociona, instiga, que também dá vontade de levantar da cadeira do teatro e dançar. Mas, principalmente, que vai emocionar as pessoas”, afirma a cantora paraense.

Sobre participar do Festival de Curitiba, a cantora destaca a importância do evento. “Escolhemos estrear no Festival de Teatro de Curitiba porque é um dos maiores festivais do País. É um público que gosta de música, que gosta de ir ao teatro e esse show está sendo pensado justamente para este público”, diz Gaby, que também elogia o palco da apresentação. “O Guairão é um teatro lindo, sempre tive muita vontade de me apresentar nele, por todas as suas qualidades. E o Festival é o melhor lugar para fazer a estreia desse show, para abrir esse projeto com chave de diamante”, brinca.

Linguagem

Gaby fala que o espetáculo marca uma “nova linha” na sua carreira, mas sem deixar de lado o estilo popular, com banda e multidão, que a tornou conhecida. “Há muito tempo eu tinha vontade de fazer um show com essa linguagem. Quero mostrar para as pessoas que eu sou uma artista diversa”, explica, referindo-se ao estilo que, segundo ela, “estava adormecido”, uma vez que começou sua carreira cantando estilos de músicas que passeavam entre a MPB e o samba. “Será um passeio por todas as minhas influências musicais, dos compositores que eu gosto, que eu ouvia quando criança”, comenta.

A cantora se apresenta ao lado do violonista Danilo Goto e do percussionista Mario Negrão, sob direção de Gareth Jones, e participação da VJ Elka Andrello.

Depois da estreia em Curitiba, “Eu Sou” deve seguir turnê por outras cidades brasileiras, começando por São Paulo, e no exterior.

Encerramento

Já a cantora Mart’nália foi convidada para fazer o encerramento do Festival, no domingo (09), com o show “+Misturado”, resultado de seu mais novo álbum, o 11.º de sua carreira, lançado em janeiro.

O álbum “+ Misturado” aposta na personalidade artística plural da cantora, com releituras de compositores fundamentais em sua formação. O disco traz ainda releituras e duetos como “Si tu pars”, do congolês LokuaKanza. Também estão no repertório as músicas: “Ninguém conhece ninguém” – gravado em 1976 por seu pai, Martinho da Vila; “Estrela”(Gilberto Gil), “Tempo de Estio” (Caetano Veloso), “Linha do Equador”(Djavan/Caetano Veloso), “Ela disse-me assim” e “Loucura”, de Lupicínio Rodrigues.

Diversidade

A escolha das cantoras para a mostra reforça a preocupação da curadoria do Festival de Teatro de Curitiba em dar espaço e voz às mulheres e ao debate sobre a diversidade. “O show do novo disco de Mart’nália traz a cena de alta voltagem teatral da cantora e compositora cuja presença toca diversas marcas sociais como raça, classe, performance, gênero e identidade”, destacaram os curadores do Festival, Guilherme Weber e Marcio Abreu.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.