
Artistas plásticos de todo o país acabam de ganhar uma oportunidade de participar da Bienal Internacional de Curitiba 2015, que acontece de outubro a dezembro e este ano terá como tema a “Luz do mundo”. A Galeria Teix, que fará parte do circuito de galerias da mostra oficial, lançou um programa de residência que selecionará três artistas para criar obras que posteriormente serão expostas durante o evento e em exposições individuais em 2016.
A iniciativa é inovadora na cidade e servirá como atividade pré-Bienal, em junho e agosto. Os artistas ocuparão os espaços da galeria individualmente, durante 15 dias cada, e receberão no período uma bolsa que inclui apoio financeiro, alimentação, material e equipamento. As inscrições estão abertas até 15 de maio e a divulgação dos selecionados será no dia 1 de junho (leia mais abaixo).
A ideia visa revelar novos talentos e proporcionar uma oportunidade dos artistas de participar de um evento internacional. “Nossa proposta é de arte relacional, já tínhamos a ideia da residência e, com o advento da Bienal, fortalecemos nossa relação com os artistas, com o público e ainda temos um aval dos curadores da Bienal”, conta a proprietária da galeria, Jô Maciel.
O curador do programa de residência da Teix é o mestre em artes visuais Roberto Pitella, professor na Escola de Música e Belas Artes do Paraná e com trabalhos expostos em galerias de Nova Iorque, Lisboa, Paris e La Plata. Ele fará o acompanhamento dos trabalhos de imersão dos artistas e também fará a curadoria das exposições individuais de cada um no ano que vem.
Segundo Pitella, a proposta é criar o diálogo, as trocas de pensamentos e possibilidade crítica de olhares sobre a vida e a arte. “O programa de residências artísticas é voltado às pesquisas e criações em arte relacional e publicações independentes como zines, fotozines, impressos, livros objeto, livros de artistas”, explica.



