• Carregando...
O irmão de Michael Jackson, Jermaine Jackson, canta durante o funeral público do cantor na terça-feira (7) | Reuters
O irmão de Michael Jackson, Jermaine Jackson, canta durante o funeral público do cantor na terça-feira (7)| Foto: Reuters

O extravagante luto gerado pela morte de Michael Jackson levou alguns críticos a imaginar se um estrelato da mesma magnitude poderá surgir na era da internet, quando as opções de entretenimento são infinitas.

A morte súbita de Jackson, em 25 de junho, causou grandes demonstrações públicas de pesar pelo cantor, cujo álbum "Thriller", de 1982, é o mais vendido de todos os tempos, com vendas estimadas em 50 milhões de cópias. Na morte, os escândalos pessoais de Jackson deixaram de parecer tão importantes para os fãs e as pessoas que se deixaram apanhar pela emoção do momento.

"No mundo do YouTube, ninguém poderia reproduzir o efeito mundial de 'Thriller', de Michael Jackson", disse Jonathan Taplin, professor da Universidade Southern California. "Em 1983, eu estava pesquisando locações para um filme da Disney no Gabão e no Congo, e só se ouvia Michael Jackson no rádio", disse Taplin, que foi produtor de cinema e TV.

A Internet uniu o mundo de maneiras novas e pode transformar desconhecidos em astros em um momento, como ilustra o episódio de Susan Boyle, uma cantora britânica desajeitada que disparou da obscuridade à fama internacional quando sua apresentação em um programa britânico de talentos foi publicada no YouTube.

Mas esse tipo de fama é passageiro, e as sensações da Internet tendem a ser substituídas rapidamente. "Haverá milhares de Susan Boyles, mas não teremos novos Michael Jackson ou Beatles", disse Taplin.

Antes da ascensão da TV a cabo e da Internet, milhões de pessoas assistiam aos mesmos programas de grandes sucessos musicais na TV. Agora, a internet inundou o mundo de opções e diluiu as audiências.

Apelidado de "rei do pop", Jackson, 50, cantou com seus irmãos no conjunto "Jackson 5" antes de conquistar o estrelato solo com sucessos como "Billie Jean" e "Beat It", que ele promoveu por meio de videoclipes que romperam fronteiras, veiculados inicialmente pela rede musical de TV a cabo MTV.

Mas a MTV já não transmite horas de música no horário nobre e a Internet permite que qualquer um publique canções e vídeos. Para David Segal, do New York Times, isso provavelmente representa o fim da fama em nível semelhante ao conquistado por Jackson.

"É por isso que até Michael Jackson teria dificuldade para se tornar Michael Jackson hoje em dia", escreveu ele.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]