O Duque de Edimburgo, ou príncipe Philip, é a "rocha" da rainha Elizabeth II e sua ausência nas celebrações do Jubileu em Londres por razões de saúde foram uma prova disso, disse neste sábado (09) a princesa Eugenia, neta de ambos.
Eugenia, filha mais nova do príncipe Andrew e Sarah Ferguson, falou sobre seus avôs em declarações à imprensa horas antes de participar de uma pedalada pela capital britânica com fins beneficentes.
Questionada pelos jornalistas, Eugenia descreveu os recentes festejos pelo Jubileu de diamantes de Elizabeth II, que celebra seus 60 anos no trono, como "uma experiência incrível" e expressou sua gratidão pelas mostras de afeto recebidas por sua avó. "Fiquei surpreendida pelo amor, apoio e gratidão de todos para minha vovó", disse a jovem de 22 anos.
Para Eugenia, a ausência do duque de Edimburgo - que foi internado no hospital na última segunda-feira por uma infecção de bexiga - em algumas das celebrações foi "um desafio" para a rainha. Segundo a princesa, Elizabeth II se apoia muito nele. "Meu avô infelizmente ficou doente e com certeza, para a minha avó, sair e fazer todo isso só, foi uma prova, já que ele realmente é sua rocha, e ela a dele", explicou.
O príncipe Philip, que amanhã completa 91 anos, perdeu, entre outras coisas, o grande show realizado na última segunda-feira em frente ao palácio de Buckingham, com mais de 500 mil pessoas presentes, no qual se apresentaram estrelas como Tom Jones, Paul McCartney ou Grace Jones.
No entanto, ele assistiu no dia anterior o desfile de mais de mil navios pelo rio Tâmisa. Além disso, como ele recebeu alta neste sábado, deve retornar aos compromissos oficiais.
A princesa Eugenia participa neste sábado com outras pessoas em uma pedalada por Londres para arrecadar fundos para o Hospital nacional de ortopedia. Ela mesma foi operada no local por escoliose quando tinha 12 anos, para endireitar sua coluna vertebral.



