
O Hospital Samaritano de São Paulo confirmou neste domingo (26) a morte do ator Sérgio Viotti, de 82 anos.
Segundo a instituição, ele morreu às 8h45, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória.
O paciente estava internado no local desde o dia 19 de abril. Ele estava em coma não-induzido, mas mantinha os sinais vitais estáveis, sem indícios de processo infeccioso.
Ator e diretor, Viotti teve uma carreira de sucesso na TV e no cinema. Seu mais recente personagem foi o Manuel, da novela "Duas caras" (2007), de Aguinaldo Silva.
Biografia
O ator e diretor Sérgio Luiz Viotti nasceu em São Paulo (SP) em 1927. Dotado de ampla formação cultural, ele revelou-se também um eficaz adaptador e tradutor de obras literárias e teatrais.
Entre 1949 e 1958 Viotti viveu em Londres, Inglaterra, onde trabalhou na rádio BBC. Lá ele gravou peças peças para transmissão radiofônica e escreveu críticas de dança e ópera.
De volta ao Brasil, conheceu Antunes Filho, que o convidou a dirigir "Viagem a três", de Jean de Letràz, em 1959. Profissionalmente, trabalhou como ator pela primeira vez em 1961, na montagem de "O contato", de Jack Gelber, e recebeu o Prêmio Associação Brasileira de Críticos Teatrais - ABCT na categoria de ator revelação.
Outra atuação marcante foi em "Queridinho", de Charles Dyer, de 1967. Viotti foi amplamente elogiado pela crítica ao viver um homossexual.
Em 1991, o artista comemorou 30 anos de carreira como ator com "As idades do homem", compilação de trechos de peças de Shakespeare dirigida de Dorival Carper.



