• Carregando...
Telmo de Avelar: dublador, ator e diretor de voz faleceu no Rio de Janeiro aos 93 anos | Reprodução/Facebook
Telmo de Avelar: dublador, ator e diretor de voz faleceu no Rio de Janeiro aos 93 anos| Foto: Reprodução/Facebook

Morreu na madrugada desta segunda-feira, 9, aos 93 anos, o dublador, ator e diretor de voz Telmo Perle Münch, conhecido como Telmo de Avelar. Ele, que interpretou personagens como o Pateta, da Disney, estava internado desde sexta-feira, 6, na Coordenação de Emergência Regional, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.

Telmo nasceu em 2 de outubro de 1923 em Curitiba. Foi um dos pioneiros da dublagem no país e ficou conhecido por ser a voz oficial do Pateta, da Disney, nos anos 1970 e 1980: “Houve uma época em que eu fazia as dublagens de quase todos os filmes da Disney. Não era muito difícil. Eu me baseava no que os músicos chamam de diapasão, que era aquele riso dele”, disse ele, em uma entrevista à Rádio 93 FM, de Santa Catarina, em 2002. “Vinham instruções muito estranhas dos Estados Unidos. Uma delas dizia que para fazer a voz do Pateta eu deveria falar como se estivesse engolindo. Achei esse negócio meio ridículo, aí eu desisti”, contou. Além de Pateta, Avelar também dublava o personagem Ludovico von Pato, também da Disney.

Foi ainda o primeiro narrador do desenho Super-Amigos, deu voz ao Senhor Olivaras, em Harry Potter e a Pedra Filosofal, e a Charlie Chan na série dos anos 1970. Em 50 anos de carreira, dirigiu ainda a dublagem de filmes e seriados, como Família Dinossauros e Planeta dos Macacos. Foi o responsável pela adaptação dos nomes originais da Família Dinossauros para o português, criando, por exemplo, o nome Dino da Silva Sauro (no original em inglês, o personagem se chama Earl Sinclair).

Como ator, foi o técnico de futebol Fausto Paiva, em Irmãos Coragem. Na novela Pai Herói, em 1979, foi o delegado Sandoval.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]