
O produtor musical Phil Spector, de 69 anos, foi condenado nesta segunda-feira (13) pelo assassinato da atriz de Hollywood Lana Clarkson em 2003.
O veredicto foi divulgado por um júri em Los Angeles, na Califórnia, depois de um segundo julgamento de cinco meses. O primeiro julgamento, em setembro de 2007, havia terminado em um impasse. O júri havia se dividido, com dez membros considerando o produtor culpado e dois inocentando Spector. A lei californiana diz que um júri só pode chegar a um veredito unânime.
Spector começou no mundo da música no final da década de 1950. Nos anos 60, fundou sua prórpia gravadora, a Phillies Records, e desenvolvendo um método de gravação chamado "Wall of sound" ("Parede sonora", em inglês).
Produziu e compôs sucessos de girl groups como The Ronettes (de "Be my baby"), Righteous Brothers ("You lost that lovin' feelin'") e Ike e Tina Turner ("River deep - Mountain high").
A partir do final dos anos 60, trabalhou como produtor convidado de artistas como Beatles (com o álbum "Let it be"), George Harrison ("All things must pass"), John Lennon ("Rock n' roll") e Ramones ("End of a century").



