Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Hollywood

Richard Gere vai leiloar sua coleção de guitarras

Astro de "Uma Linda Mulher" passou 20 anos juntando coleção que inclui marcas como C.F Martin, Gibson e Fender

O ator Richard Gere | Lucas Jackson / Reuters
O ator Richard Gere (Foto: Lucas Jackson / Reuters)

Ele é mais conhecido como ator, mas Richard Gere é também um músico de talento, dono de uma enorme coleção de guitarras e violões, que será leiloada em outubro, disse a casa Christie's na quarta-feira.

O astro de "Uma Linda Mulher", "A Força do Destino" e "Chicago" passou 20 anos juntando essa coleção, que inclui marcas como C.F. Martin, Gibson e Fender, e instrumentos que pertenceram ao guitarrista de blues Albert King, ao músico jamaicano de reggae Peter Tosh e ao aclamado guitarrista norte-americano James D'Aquisto.

Kerry Keane, chefe do departamento de instrumentos musicais da Christie's, disse que a coleção denota uma "representação quase enciclopédica da produção norte-americana de guitarras".

"Trata-se de uma excitante oportunidade para colecionadores e fãs de tirarem proveito do talento não-reconhecido do sr. Gere para criar uma coleção coesa", acrescentou ela.

O leilão, marcado para 11 de outubro em Nova York, constará de 110 lotes, no valor aproximado de 1 milhão de dólares. Uma guitarra elétrica Gibson Flying V ano 1958, de corpo sólido, deve sair por até 90 mil dólares. O instrumento pertenceu a King.

Outro item de destaque é uma C.F. Martin D-28 ano 1931, um dos modelos mais cobiçados da marca, que custa entre 50 e 70 mil dólares.

O amor de Gere pela música vem de longa data. Começou pelo trompete, mas ele também é guitarrista e pianista autodidata.

"Elas foram minhas amigas de verdade nos melhores e piores momentos. Jamais planejei reunir uma coleção. Simplesmente comprei as que eu gostava, as que soavam bem e tocavam bem", disse Gere em nota. "Algumas são muito especiais. Embora seja bem doloroso me desfazer delas, cada uma foi tocada, amada e apreciada - e voltará a ser."

Gere disse que o valor da venda será destinado a causas humanitárias no mundo todo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.