Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrevista

"Sogra venenosa deve ser maldição de geração na Índia", diz Laura Cardoso

Atriz interpreta matriarca que maltrata nora em "Caminho das Índias". Dia da Sogra é comemorado nesta terça-feira (28)

Aos 82 anos, mais de 50 dedicados às novelas, ao cinema e ao teatro, a atriz Laura Cardoso poderia se dar ao luxo de dizer que já desempenhou todo tipo de papel. No entanto, com entusiasmo de iniciante, garante que com a Laksmi, a sogra megera que interpreta em "Caminho das Índias", "nunca se divertiu e aprendeu tanto".

"A cultura indiana é fascinante. A Laksmi abriu um universo que conhecia muito pouco", diz a atriz, que durante três meses fez um curso intensivo sobre os hábitos do país. "Fico impressionada como ela faz as noras de gato e sapato em nome dos costumes".

As vítimas preferenciais de Laksmi na novela são a nora Indira (Eliane Giardini) e Surya (Cléo Pires), a mulher de seu neto, Amithab (Danton Mello). "Ela nunca acha que esposas estão à altura dos homens da família", opina a atriz. "Na cultura indiana, que coloca os homens sempre em primeiro plano, sogras venenosas devem ser uma maldição de geração. O que uma mulher sofre com a mãe do marido, ela vai descontar na mulher de seu filho".

A função da personagem na trama, entretanto, não será apenas a de infernizar a vida das noras. Segundo Laura, Laksmi será a responsável por uma grande reviravolta na novela. "Pelo que tenho lido dos textos, ela teve uma história de amor com Shankar (Lima Duarte) e um filho fora do casamento, que acredito ser o Opash (Tony Ramos)", adianta a atriz. "Mas isso é apenas dedução minha. O texto da Glória é tão colorido e surpreendente, que muita coisa ainda pode acontecer", disfarça.

Laksmi não é a primeira sogra má que Laura interpreta. Na novela "A viagem" (1994), a atriz viveu Guiomar, uma mulher que atormentava a vida do genro, Raul (Miguel Falabella). "Ali era diferente, porque se tratava de uma novela sobre espiritismo. A personagem era perseguida por uma alma ruim, que fazia com que ela tivesse atitudes estranhas", relembra.

"Acho que essa história de que toda sogra é uma peste é meio exagerada", defende Laura. "A minha era muito boa. Vai ver tive sorte...", brinca a atriz.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.