Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Premiação

Globo de Ouro consagra o longa francês O Artista

Elenco e equipe de O Artista com o cão-ator Uggie: filme mudo recebeu três troféus | Robyn Beck/AFP
Elenco e equipe de O Artista com o cão-ator Uggie: filme mudo recebeu três troféus (Foto: Robyn Beck/AFP)

E Ricky Gervais amarelou... Apesar de toda a publicidade, o apresentador ficou longe do tom ácido do Globo de Ouro do ano passado e deu de cara com artistas bem preparados, que responderam suas provocações à altura. "Se acha que sou virgem, Ricky, venha aqui e faça algo a respeito. Faz tempo que não beijo uma menina", disse Madonna, chamada ao palco com uma tirada que incluía menção a "Like a Virgin". Ela apresentou a categoria de filme estrangeiro, vencida por A Separação (Irã).

O Artista e Os Descendentes ficaram com os prêmios de melhor comédia/musical e melhor drama, respectivamente. O primeiro, um filme francês em preto e branco, também recebeu as estatuetas de trilha sonora e melhor ator em comédia/musical (Jean Dujardin), enquanto o segundo rendeu menção a George Clooney (ator em drama). Toda a equipe e o elenco de O Artista, inclusive o cão Uggie, subiram ao palco para receber o prêmio principal.

Apesar de acontecer antes do Oscar, o Globo de Ouro não é um bom termômetro para os prêmios da Academia, que anuncia seus indicados no próximo dia 24. Nos últimos dez anos, os prêmios de melhor filme só coincidiram quatro vezes.

O grande vencedor da noite de domingo foi o estúdio Weinstein Company e seu cofundador Harvey Weinstein, citado no palco por artistas como Meryl Streep (laureada por A Dama de Ferro, cinebiografia da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher). A empresa viu seus filmes somarem seis prêmios. Fox, Paramount e Sony levaram dois cada um.

Os veteranos tiveram sua cota. Martin Scorsese foi apontado melhor diretor por A Invenção de Hugo Cabret (primeiro longa do cineasta norte-americano a ser rodado em 3D), enquanto Steven Spielberg ficou com o prêmio de animação por As Aventuras de Tintim, que estreia no Brasil na próxima sexta-feira. O roteiro de Meia-Noite em Paris, de Woody Allen, foi igualmente lembrado.

Nas categorias de tevê, o drama Homeland conquistou o eleitorado, que lhe deu os Globos de série e atriz (Claire Danes). Entre as comédias, venceram Episodes (ator: Matt LeBlanc), Enlightened (atriz: Laura Dern) e Modern Family (série). Desta última, a atriz Sofia Vergara subiu ao palco com o resto do elenco e equipe para fazer um discurso em espanhol, traduzido comicamente para o inglês pelo criador da série Steven Levitan.

Sofia não foi a única a se pronunciar no idioma latino. Antonio Banderas decidiu fazer o mesmo em resposta à piada de Ricky Gervais – que escorregou para o mau gosto ao dizer que o ator espanhol e sua colega mexicana Salma Hayek "são extremamente lindos e talentosos [...]", mas que não conseguia "entender uma palavra do que eles dizem".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.