
A não ser que haja uma reviravolta, o grande vencedor da 53.ª edição do Grammy, que acontece hoje à noite em Los Angeles, será o rapper Eminem. Ele disputa dez troféus, dentre os quais o de álbum do ano (Recovery), gravação, música e rap do ano (todas pela música "Love the Way You Lie", que conta com a participação da cantora Rihanna). A festa será transmitida, a partir das 23 horas, pelo canal pago TNT.A carreira de Eminem, que passou por uma relativa crise nos últimos anos, está recuperada, depois que ele passou por um processo de desintoxicação e lançou Recovery. O álbum foi um dos mais vendidos do ano em 2010, a crítica gostou do disco, apesar de fazer algumas ressalvas às concessões pop feitas pelo artista, e a cerimônia de hoje à noite servirá como uma espécie de rito de absolvição do rapper, cujo envolvimento com drogas e brigas parece ter chegado finalmente ao fim.
A excêntrica e talentosa Lady Gaga também está na briga, embora com menores chances, nas categorias principais, como álbum do ano (The Fame Monster), performance pop feminina (pela música "Bad Romance") e colaboração pop ("Telephone", na qual faz dueto com Beyoncé), entre outras.
Nessas três categorias, Gaga enfrenta Katy Perry, que teve um ótimo ano com as canções "Teenage Dream" (que pode vencer como melhor performance pop feminina), "California Gurls" (na disputa de melhor colaboração pop) e o álbum Teenage Dream (com chances de faturar o disputado título de álbum do ano). Filha de pastores protestantes, guitarrista do Aerosmith, Katy estampa a capa de várias revistas e se tornou uma alternativa norte-americana menos extravagante e mais palatável do que Lady Gaga no mundo pop, sem cair no bom-mocismo cor de rosa de uma Taylor Swift, por exemplo.
O rock, infelizmente, continua em baixa, pelo menos no Grammy. Os canadenses do Arcade Fire são os únicos com alguma chance de sair com prêmios mais significativos pelo genial The Suburbs, considerado pela crítica um dos melhores discos do ano passado.
Nacional
Após os brasileiros ficarem de fora da maioria das categorias principais no Grammy Latino, que privilegia astros do mundo hispânico, dois nomes nacionais disputam prêmio de melhor álbum de world music, categoria que é um verdadeiro balaio de gatos de todos os continentes: Bebel Gilberto (pelo álbum All in One) e Sergio Mendes (por Bom Tempo).
Serviço
53ª edição do Grammy. A cerimônia de entrega do prêmio será transmitidà pelo canal pago TNT, a partir das 23 horas.




