Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Música

Grammy Latino consagra duo mexicano

Os irmãos Jesse & Joy foram os grandes vencedores da noite, ao lado do colombiano Juanes. Brasileiros foram premiados apenas nas categorias dedicadas à música nacional

Jesse & Joy levaram as principais estatuetas da noite | Steve Marcus/Reuters
Jesse & Joy levaram as principais estatuetas da noite (Foto: Steve Marcus/Reuters)
Caetano Veloso foi a Personalidade do Ano desta edição |

1 de 2

Caetano Veloso foi a Personalidade do Ano desta edição

O colombiano Juanes venceu a categoria álbum do ano |

2 de 2

O colombiano Juanes venceu a categoria álbum do ano

A dupla de irmãos mexicanos Jesse & Joy foi a maior vencedora da 13.ª edição do Grammy Latino, cuja cerimônia de premiação foi realizada na noite da última quinta-feira, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Os cantores e compositores de pop-rock conquistaram quatro estatuetas no prêmio.

"Corre!" ganhou como melhor canção e melhor gravação, e o álbum em que foi lançada, Con Quién se Queda el Perro?, levou como o melhor vocal de pop contemporâneo. Juanes, um dos mais conhecidos astros da música latino-americana, recebeu o cobiçado troféu de álbum do ano com seu MTV Unplugged, premiado também como melhor vídeo em formato longo.

Nas categorias gerais, em disputa com outros artistas internacionais, os brasileiros não foram premiados. Concorriam nomes como Ivete Sangalo, com a canção "Atrás da Porta", do disco gravado com Gilberto Gil e Caetano Veloso, e na categoria álbum do ano; Gaby Amarantos, como revelação; Maria Gadú, com a música "Extranjero"; e Chico Buarque, com o disco Chico.

Os artistas nacionais conquistaram prêmios apenas nas categorias destinadas exclusivamente a brasileiros. Ivete Sangalo, Gil e Caetano levaram o gramofone de ouro – troféu símbolo da premiação – na categoria álbum de música brasileira. Quem também conquistou um prêmio foi Chico Buarque, por "Querido Diário", como melhor canção brasileira.

Com Músicas para Churrasco Vol. 1, Seu Jorge ganhou na categoria álbum pop contemporâneo brasileiro. Na disputa pelo melhor disco de samba/pagode, houve empate. O troféu foi dividido por Beth Carvalho, pelo álbum Nosso Samba Tá na Rua, e Emílio Santiago, por Só Danço Samba Ao Vivo.

Chitãozinho e Xororó sagraram-se vencedores na categoria disco de música sertaneja, com o álbum que comemorou 40 anos de carreira da dupla. O compositor e sanfoneiro Dominguinhos também foi premiado com Iluminado, na categoria álbum de raízes de música brasileira. Já Celebração & Sacrifício, de Beto Lee, foi escolhido pelo júri como melhor disco de rock brasileiro.

A cantora Aline Barros teve o seu Aline Barros & Cia 3 eleito o melhor álbum de música cristã em língua portuguesa.

Na noite da última quarta, também em Las Vegas, Caetano Veloso foi homenageado pela academia do Grammy Latino como Personalidade do Ano.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.