Não se pode afirmar se foi intencional ou mera coincidência, mas o último filme do grande diretor Robert Altman, morto em novembro do ano passado, fala sobre morte. A Última Noite, já disponível nas locadoras, usa a derradeira transmissão de um programa de rádio para traçar um paralelo sobre o fim de uma forma de comunicação e de arte que, no fim das contas, pode ser a do próprio Altman, pois são poucos cineastas que têm a capacidade de seguir seu legado; quem sabe um Paul Thomas Anderson, um notável discípulo como pôde ser comprovado em Magnólia e também de um estilo de vida.
Como em várias de suas obras as elogiadas Short Cuts Cenas da Vida, O Jogador, Assassinato em Gosford Park, entre tantas outras , Altman amarra essa produção final através de uma colcha de personagens e situações, que vão interagindo e se interligando. A diferença é que tudo acontece em um espaço físico limitado: o estúdio de uma rádio do meio-oeste americano.
O programa em questão, A Praire Home Companion (título original do filme), existe de verdade, sendo o que está a mais tempo no ar nos EUA, há mais de 30 anos. Seu apresentador, Garrisson Keillor, é o roteirista da fita e um dos personagens principais. Ele cria uma história fictícia, em que a atração está prestes a ser extinta, graças a intervenção de uma empresa maior, que comprou a rádio e vai fechá-la. Nesse ponto, há uma crítica clara de Altman e Keillor ao mundo corporativo que têm dominado a América nas últimas décadas e também à política de George W. Bush, considerado um dos principais representantes dos interesses das grandes companhias do país a empresa vilã da história é do Texas, estado natal do presidente americano.
Mas esse é apenas um dos focos da trama, que apesar de tratar da morte, também destaca a esperança através do personagem vivido por Virginia Madsen (Sideways), uma espécie de anjo que perambula pelos estúdio da rádio, ajudando as pessoas a resolverem seus problemas. A atriz é mais um dos nomes de destaque do cinema que Altman sempre conseguiu atrair para seus filmes. A Última Noite traz ainda Meryl Streep, Lily Tomlim, Woody Harrelson e John C. Reilly, Tommy Lee Jones, Kevin Kline e Lindsay Lohan. O filme exala um clima nostálgico, mas não saudosista, com um humor simples e um ritmo muito leve. Uma grande despedida para um dos maiores cineastas de todos os tempos. GGGG



