Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Música

Grupo Spyzer lança álbum com mistura de sonoridades

Quando ouviram os mineiros do Uakti fazendo percussão batucando em canos de PVC, com um instrumento chamado Grande Pan, ou chinelofone, o quarteto da banda Spyzer achou que aquilo não combinaria com a música deles. É até compreensível. Na época, em 2004, a banda ainda se chamava Black Tie e tocava de Beatles a música pop em geral, todos, como o nome sugeria, engravatados.

O tempo passou e a sonoridade deles começou a transitar pela música eletrônica, de baladas à house music. A banda mudou seus conceitos e, enfim, trocou de nome. Agora, eles são o Spyzer, grupo formado por Andy (vocal e sintetizadores), 30 anos; Jay, 29 (percussão, bateria e vocais), Lhux, 35 (guitarra, violões e produção visual) e Rick, 27 (instrumentos de sopro e percussão.

A ideia do Grande Pan tinha ficado na cabeça. Só em agosto de 2005, um amigo mostrou que os americanos do Blue Man Group conseguiram inserir o instrumento numa apresentação, veio o estopim que faltava. "Falamos para o Rick (percussionista da banda) se virar e conseguir um desses", conta Jay, vocalista, baterista e também percussionista.

E ele "se virou". Foram oito meses comprando tubos de PVC, cortando em diferentes medidas, batucando com chinelos de dedo, até achar a sonoridade necessária para passar a utilizá-lo nos shows. Para viajar, no entanto, o Grande Pan precisou ganhar uma estrutura especial. "É um instrumento grande (1,50 metro de altura, por 1 metro de largura e um 1 metro de comprimento). Para entrar nos aviões, precisamos dividi-lo em dois. São duas partes e cada uma pesa 50 quilos", explica Jay.

O esforço, porém, valeu. Ao ouvir pela primeira vez "Inspyzeractivity", sétima música do disco de estreia, que leva o mesmo nome da banda, a percussão tribal chama a atenção. É o Grande Pan em ação. Mas a sonoridade deles não se resume a isso. Influenciado por muita música eletrônica, os paraenses do Spyzer testam de tudo em seus shows. Outro destaque é o didgeridoo, instrumento de sopro originário das tribos de aborígenes australianas, usado por grandes bandas, como o Jamiroquai, por exemplo. No CD, o instrumento também ganhou uma música só para ele: "Get My Didge".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.