
Voldemort está mais sombrio do que nunca. Na primeira metade do último episódio da saga Harry Potter, As Relíquias da Morte Parte 1 (veja trailer fotos e horários das sessões), a franquia embarca na sua melhor transposição para o cinema desde que surgiu, nove anos atrás. Foi uma evolução contínua, que chega ao ápice neste fim de semana com um filme sombrio, assustador e empolgante.
Os anos passaram e a cinessérie não perdeu força. É hoje a mais bem-sucedida de Hollywood em qualquer época. Após dois filmes bastante criticados por não seguirem à risca o enredo do best seller escrito por J.K. Rowling, o diretor David Yates acerta em cheio. As Relíquias da Morte Parte 1 é extremamente fiel ao livro, ao mesmo tempo que consegue explicar o universo e os muitos acontecimentos deste capítulo final para aqueles que não acompanham a obra literária.
Transpor mais de 500 páginas para duas horas de filme (no caso da produção anterior, Harry Potter e o Enigma do Príncipe, foram 512 páginas em 2h33 de filme) é bem diferente de fazer o mesmo com quase o dobro do tempo. Talvez por isso Yates, que assina a direção de outros dois episódios, tenha se saído melhor desta vez, podendo dividir o livro final em duas partes no cinema.
A Parte 2 de Relíquias da Morte tem lançamento marcado para o dia 15 de julho de 2011. Na Parte 1, existe um balanço harmonioso entre cenas de pura ação e diálogos mais densos e tristes. Assim como no livro, o único problema é a demora para a solução dos problemas. Não tem jeito, o ápice desta aventura, sem dúvida, vai ficar para o ano que vem.
Está claro que não se trata mais de um filme para crianças. A série e seus espectadores cresceram, o que abre espaço para cenas fortes que jamais estariam presentes na direção de Chris Columbus, o responsável por Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001) e Harry Potter e a Câmara Secreta (2002). A morte da professora Caridade Burbage, logo nos primeiros minutos da fita, é um exemplo importante.
Praticamente todo o enredo gira em torno dos três personagens principais Harry (Daniel Radcliffe), Rony (Rupert Grint) e Hermione (Emma Watson), que deixam suas famílias e a escola de magia de Hogwarts para encontrar as peças que faltam para a destruição do grande vilão Voldemort.
O fato de que o elenco está mais entrosado do que nunca é um ponto extremamente positivo. Aliás, Daniel Radcliffe, que teve sua atuação muito criticada nos primeiros longas, merece uma menção honrosa pelo seu aprimoramento. Destaque também para a trilha sonora da fita, que está impecável e casa perfeitamente com a ação. Para os fãs mais assíduos, vale levar um lencinho: uma das primeiras imagens, na qual a personagem Hermione (Emma Watson) apaga a memória de seus pais, é emocionante. GGGG
» Confira a programação completa de cinemas



