Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
cinema

High School Musical ganha versão brasileira

Renata Ferreira e Olavo Cavalheiro são os protagonistas de High School Musical: O Desafio | Divulgação
Renata Ferreira e Olavo Cavalheiro são os protagonistas de High School Musical: O Desafio (Foto: Divulgação)

A Disney faz hoje uma aposta importante no mercado cinematográfico brasileiro. Com a estreia de High School Musical: O Desafio (veja trailer e fotos), primeiro longa-metragem da companhia inteiramente produzido no país, a expectativa é de que novos projetos sejam colocados em prática.

Apesar de causar estranhamento, a ideia de trazer a franquia HSM para o Brasil funciona na tela grande. Ao contrário do que se possa imaginar, o diretor César Rodrigues, que já dividiu o set com Daniel Filho em fitas como A Partilha e A Dona da História, conseguiu imprimir personalidade à história protagonizada pelos oito jovens vencedores do docu-reality High School Musical: A Seleção, que teve início em novembro de 2007, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo.

Os valores Disney estão ali – a proposta de se falar sobre amizades, família, descobertas e sonhos –, mas Olavo Cavalheiro, de 19 anos, Renata Ferreira, 24, Fellipe Guadanucci, 25, e Paula Barbosa, 24, protagonistas de HSM: O Desafio, não são cópias dos tipos criados por Zac Efron, Vanessa Hudgens, Lucas Grabeel e Ashley Tisdale.

O futebol entra no lugar do basquete e os jovens têm comportamentos e atitudes mais verossímeis do que os presenciados no original americano. Além do quarteto, Moroni Cruz, 20, Beatriz Machado, 25, Samuel Nascimento, 26, e Karol Cândido, 22, completam o time.

Com números musicais interessantes (o número-solo de Olavo na praia do Arpoador chama a atenção pela bela fotografia), HSM: O Desafio tem ainda a participação da cantora Wanessa (filha de Zezé Di Camargo). Diferen­­temente do que acontece em outras produções (leia-se os filmes da Xuxa e do Renato Aragão), a artista faz uma participação coerente no longa (não se trata apenas de um merchandising para atrair o público).

Com exceção do figurino – um pouco exagerado e distante da personalidade dos personagens –, HSM: O Desafio não deve nada como entretenimento e tem tudo para conquistar as crianças e adolescentes. Para quem conferiu as adaptações do México e da Argentina na HBO, uma boa notícia: a brasileira é mais sofisticada. Vale a sessão pipoca. GGG

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.